São necessárias adequações para garantir a segurança dos torcedores em caso de emergência
A paixão pelo futebol é uma das marcas do povo brasileiro. Seja acompanhando os campeonatos do grande circuito, como o Brasileirão, seja empurrando o time do seu bairro ou da sua cidade. O campeonato acreano vem crescendo em estrutura e formando torcida em todos os municípios. A taça deste ano está sendo disputada por oito equipes e o vencedor ganha a vaga para disputar a Copa do Brasil.
O estádio Florestão, apelidado de "Tonicão", estava escalado para receber jogos em todas as rodadas do estadual, mas o laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros Militares alerta os organizadores do campeonato para necessidade de ajustes no prédio.
A vistoria foi realizada na terça-feira, 15, e o laudo divulgado no fim do dia registra a falta de itens de segurança como proteção ativa contra incêndios e dispositivos preventivos básicos, como hidrantes de parede, iluminação de emergência e extintores manuais. Além disso, como o prédio está em fase de acabamento, a presença de materiais de construção depositados em diversos locais do estádio pode representar risco aos torcedores.
O laudo ainda dá conta de deficiências nas rotas de fuga, saídas de emergências e rampas de acesso das viaturas de socorro. E por fim cobra o projeto de segurança contra incêndio e pânico aprovado pelo Corpo de Bombeiros.
De acordo com o presidente da Federação Acreana de Futebol, Antônio Aquino Lopes, nenhum jogo oficial será realizado no estádio até que todas as exigências de segurança sejam cumpridas. “Nós estávamos justamente esperando o laudo dos bombeiros para saber realmente o que falta fazer. Para não investir em equipamentos errados e depois ter que mudar”, comentou Lopes. “Vamos fazer uma reunião hoje com os clubes para tratar desse assunto e encaminhar a tabela do campeonato. Não vamos receber jogos oficiais enquanto não estiver tudo definido. Esta é a nossa posição.”
O Major CBM Santos informou que os preventivos contra incêndio ainda não foram instalados. “No que diz respeito ao Corpo de Bombeiros, o estádio ainda não está pronto. O ideal é que a construção seja totalmente concluída para a utilização. O número de saídas de segurança é satisfatório, mas está faltando ainda a questão da sinalização”, completou.
O governo do Estado apoia as iniciativas dos clubes e a organização dos campeonatos. Os estádios Arena da Floresta e Arena do Juruá são a marca dessa parceria. A iniciativa privada corre por fora para acompanhar os investimentos nessa área. Prova disso é a construção do "Tonicão". Mas a segurança das pessoas que estão na torcida é prioridade.