Profissionais atuam nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves
O sonho de concluir um curso superior tornou-se realidade na noite da última sexta-feira, 11, para 166 professores de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. A cerimônia de outorga de grau aconteceu no Teatro dos Náuas e contou com a presença do secretário de Educação do Estado, Daniel Zen, do vice-diretor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, (UnB) Cristiano Alberto Muniz, do prefeito de Rodrigues Alves, Francisco Ernilson, e do vice-prefeito de Mâncio Lima, Eriton Maia.
Entre os formandos, o sentimento que predominava era de vitória por terem chegado até o fim do tão sonhado curso superior. Bruna Barros, de 28 anos e há quatro atuando como professora em Mâncio Lima, diz que o curso foi uma grande realização e que sua forma de atuar em sala ficou melhor. “Eu aprendi a trabalhar as novas tecnologias em sala de aula e implantar práticas pedagógicas que promoveram melhorias na aprendizagem dos meus alunos.”
Para o formando de Cruzeiro do Sul Paulo Sérgio, o desejo de lecionar surgiu logo na infância, quando observava a mãe dando aula para outras crianças. Quando decidiu fazer Pedagogia, recebeu todo o apoio dela. O novo pedagogo afirma que os ganhos não foram apenas de conhecimento. “Depois que você se apropria do conhecimento, você se torna uma pessoa melhor e vê o mundo de outra forma. Minha vida melhorou também salarial e profissionalmente”, declara.
Daniel Zen, secretário de Educação, afirma que os investimentos realizados pelo governo na formação dos pedagogos tem reflexo direto nas avaliações. “O impacto é percebido logo no processo de transmissão do conhecimento desses professores aos seus alunos, com resultados diretos na melhoria e na aprendizagem. Outro impacto é o motivacional.”
Com 45 novos pedagogos, Mâncio Lima já algum tempo colhe os resultados dos investimentos feitos em parceria com o governo na área educacional. O município, que era o penúltimo no Estado na avaliação do IDEB, deu um salto significativo e hoje ocupa a 13ª colocação. “Com esses profissionais qualificados, vislumbramos melhorar ainda mais. Sei que só a formação não garante, mas contribui”, diz o secretário de Educação Eriton Maia.
O curso de Pedagogia a Distância foi oferecido pelo governo do Estado em parceria com a UnB. Ao todo, 597 alunos de 11 municípios foram contemplados. No sábado,12, foram certificados os professores de Tarauacá e no domingo, 13, os de Feijó. Esse é o segundo convênio entre o governo e a UnB para formação de pedagogos no Estado. Em março de 2010 se formaram 810 alunos. Os investimentos feitos para a qualificação desses profissionais somam mais de R$ 4 milhões.
Além de Pedagogia, a Universidade de Brasília atua com o ensino à distância, no Acre, através da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com o governo do Estado, com os cursos de Artes Visuais, Música e Teatro em oito municípios, promovendo a qualificação de mais de 360 profissionais.
Prática da formação a distância
Para frequentar a ferramenta que dá acesso às tarefas e disciplinas do curso a distância, os alunos matriculados recebem uma senha para participar do sistema informatizado da universidade. É por meio do Moodle – no caso da UnB – que estudantes e professores se comunicam.
Os alunos têm acesso a todo o material didático e a instruções via internet, além de receberem atendimento presencial regularmente, principalmente para passar pelas avaliações mais importantes.
Um tutor presencial orienta as tarefas no polo de ensino, mas quem corrige e avalia as provas é o tutor à distância, que está sempre à disposição para tirar as dúvidas dos alunos. Eles organizam chats semanais para esclarecer dúvidas.