Curso é fruto de um esforço conjunto entre Ufac, prefeitura de Rio Branco e governo do Estado
A humanização do sistema de saúde pública é uma meta de governo de grande peso na gestão de Tião Viana. Esse processo passa pela valorização e capacitação profissional e investimento em estrutura. A incorporação de especialistas homeopatas ao atendimento pretende consolidar esse processo. “A homeopatia tem a mágica de ouvir o paciente e dar atenção aos pequenos detalhes”, ressaltou Viana.
A aula inaugural aconteceu na manhã desta quinta-feira, 11, no auditório do Hospital das Clínicas, e contou com a presença do prefeito Raimundo Angelim e do secretário municipal de Saúde, Osvaldo Leal, que contribuiram de forma decisiva para instalação do curso.
O pediatra e homeopata Gilberto Vieira trabalhou durante quatro anos na elaboração do projeto e para arregimentar parcerias para implementação do curso. Maria Natividade, subsecretária de Gestão de Pessoas do Distrito Federal, uma das promotoras desse curso quando ainda estava no quadro do Ministério da Saúde e Tião Viana no Senado Federal, revelou sua experiência familiar com a homeopatia e reforçou o poder que esse tipo de tratamento tem para transformar a relação entre médicos e pacientes.
Consultas realizadas por homeopatas costumam ser mais demoradas e seus questionários, mais extensos. Essas características conferem ao paciente um atendimento mais humanizado, proporcionando um ambiente de maior confiança e empatia por parte de ambos, e fortalecem a relação médico-paciente.
O curso é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade Federal do Acre. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora-doutora Rusleyd Abreu, ressaltou que existem mais de 15 mil profissionais de homeopatia no Brasil. O curso oferece 20 vagas para os médicos do Acre. As inscrições para as vagas remanescentes podem ser feitas no Centro de Ciências da Saúde e do Desporto, na Ufac. A duração é de dois anos.
Tião Viana palestrou sobre a evolução da saúde no Acre, apresentou gráficos e números que mostram o passo-a-passo da meta de valorização das pessoas e humanização do atendimento. “Temos agora uma oportunidade muito especial. Este é um curso que muda as atitudes, muda as realidades", disse.
O governador ressaltou ainda o sucesso da reunião de forças de Estado e município para conquistar resultados positivos. “A homeopatia vai ajudar a consolidar essa transformação.” Ele também se comprometeu com a abertura de um concurso para alocação dos profissionais especializados na área. “Vocês, homeopatas, são os educadores do novo modelo de saúde que estamos construindo no país.”
{xtypo_rounded2}
Evolução do investimento em saúde
Folha de pagamento Investimento estrutural
1999 62 milhões 35.3 milhões
2010 201 milhões 299 milhões
{/xtypo_rounded2}
O que eles disseram:
{xtypo_quote}Considerando o investimento em saneamento básico, o Acre é o Estado que aplica o maior percentual da receita tributária em saúde, chegando a quase 25%. São investimentos em reforma, construção, aparelhamento e capacitação. Pretendemos estabilizar o atendimento de saúde no Acre até abril próximo.
Tião Viana, governador do Acre {/xtypo_quote}
{xtypo_quote}Teremos a homeopatia na linha de frente do atendimento nos nossos centros de saúde e nos esforçaremos, governo e prefeitura, para o reconhecimento desses profissionais nos nossos postos e hospitais.
Osvaldo Leal, secretário de Saúde de Rio Branco {/xtypo_quote}
{xtypo_quote}Na homeopatia encontramos acolhimento e solução de problemas. Ela representa uma grande oportunidade para o Sistema Único de Saúde. Quando aplicada na atenção básica, dificiilmente o paciente precisará de média e alta complexidades.
Maria Natividade, subsecretária de Gestão de Pessoas do Distrito Federal{/xtypo_quote}