Campanha contra Doenças Sexualmente Transmissíveis no Carnaval

Coordenação DST/AIDS distribui camisinhas e conscientiza a população

carnaval_ultima_noite_foto_gleilson_miranda_1.jpg

Na avenida Amadeo Barbosa, a coordenação montou um espaço exclusivo para a distribuição de camisinhas e informações sobre as DST’s (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A coordenação DST/AIDS, da Secretaria Estadual de Saúde está realiza uma intensa campanha no Carnaval 2011 em todo o estado do Acre. Na avenida Amadeo Barbosa, a coordenação montou um espaço exclusivo para a distribuição de camisinhas e informações sobre doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a AIDS.

Esse ano, a campanha está focando a mulher. Embora os homens sejam a maioria entre os portadores do vírus, esse quadro tem mudado aos poucos. Na faixa etária entre 14 a 24 anos existe um homem infectado para cada duas mulheres. Esse preocupante dado que tem se tornado comum em todo o país fez com que o Ministério da Saúde desenvolvesse um plano de combate a feminilização da Aids.

“A cada campanha vamos percebendo a necessidade de inovar, de chamar mais a atenção”, explica Francimary Lima, da coordenação DST/AIDS, “Embora estejamos com uma campanha voltada para a mulher, todos são nossa prioridade. Só no carnaval de Rio Branco, cerca de 12 a 15 mil camisinhas são distribuídas por noite. As cidades do interior que possuem carnaval de rua também possuem pontos de distribuição.

A coordenação conta com o apoio do Projovem e do programa Saúde e Prevenção nas Escolas. Juntos, eles realizam a distribuição das camisinhas e panfletos com informações. Para intensificar a campanha, a coordenação organizou o Bloco das Mulheres, com abadás e panfletos, para aumentar a luta contra a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter