Estudantes pretendem realizar discussões sobre educação nos municípios
Fortalecer o diálogo entre as entidades e aumentar a participação dos jovens nas políticas educacionais do Governo. Este foi o motivo do encontro ocorrido na última quinta-feira, 24, entre os representantes do Movimento Mudança, União Brasileira de Estudantes Secundaristas -UBES e o secretário de Educação, Daniel Zen.
O Pacto pela Educação, conjunto articulado de compromissos, que se pretende aplicar em regime de cooperação com os municípios em prol da melhoria e qualidade do ensino no Acre, foi o destaque do encontro. A equipe assistiu a uma apresentação feita pelo Secretário sobre o pacto e suas principais metas para o ensino. "É um tema que vem se destacando na sociedade e ele pode nos ajudar, dando a oportunidade de mais vagas nas escolas e de um melhor ensino", comenta Daniel Alves, dirigente do Movimento Mudança Acre.
A idéia de se integrar ao movimento do regime de colaboração conjunta entre Governo e municípios partiu dos próprios estudantes, pois de acordo com o Weverton Matias, da Ubes, há uma proposta comum dentro do que está sendo proposto pelo pacto. "Trazer melhorias educacionais para todo o Estado também é finalidade do nosso movimento."
Para que o debate sobre o Pacto pela Educação seja amplo e tenha a participação de jovens estudantes de todo o Estado, a Ubes e o Movimento Mudança pretendem realizar jornadas de discussões sobre a Educação nos municípios, com o apoio da Secretaria de Educação. "Eles querem se integrar às ações. Foi importante a iniciativa ter nascido dentro dos próprios órgãos estudantis", afirmou o Daniel Zen.
O Movimento Mudança é uma força do movimento estudantil que atua em todo o Brasil, visando a mudança na realidade brasileira, debatendo vários temas que vão desde a Educação, até os problemas ambientas.