Amac inaugura nova sede na capital acreana

Governador Tião Viana fala da relação de proximidade entre Governo e prefeituras

amac_foto_sergio_vale_5.jpg
amac_foto_sergio_vale_18.jpg

Governador Tião Viana participou da solenidade de inaguracão do prédio e falou sobre os investimentos do Governo nos municípios (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A Associação dos Municípios do Acre (Amac) inaugurou na manhã desta sexta-feira sua nova sede, construída em terreno cedido pela prefeitura de Rio Branco, na rua Isaura Parente. O prédio, de 671 m2, custou R$ 1,2 milhão e vai abrigar as áreas administrativas e técnicas. Estiveram presentes os prefeitos das cidades acreanas, o presidente da casa, Raimundo Angelim, senador Jorge Viana, governador Tião Viana e outras autoridades federais e estaduais.

A Amac nasceu da união da Associação de Prefeitos do Acre (APA) com a Frente de Prefeitos do Acre (FDPA) e desde sua criação, em 2005, o prefeito Raimundo Angelim preside a instituição, que precisa ser comandada pelo gestor da capital segundo o estatuto. A associação foi criada para fortalecer a capacidade administrativa, econômica e social das prefeituras associadas, que também são assessoradas na elaboração e execução de projetos e ações. Também é função da Amac promover meios que viabilizem a modernização das administrações locais.

“Todos os projetos executados nos 21 municípios acreanos, com exceção da capital, que tem condições de manter uma equipe técnica, são elaborados pela equipe da Amac, que vai em cada uma das cidades para acompanhar tudo pessoalmente. E todos os projetos, de Assis Brasil ao Jordão, são elaborados com a mesma competência e cuidado”, destacou o prefeito Raimundo Angelim.

A prefeita Leila Galvão, de Brasiléia, reforçou a necessidade dos municípios em relação à Amac. “Temos carências estruturais que são supridas pela associação, que nasceu de um movimento que já tem dez anos, mas que até agora não tinha um espaço adequado como este”.

Quando prefeito, o senador Jorge Viana, que também governou o Acre por dois mandatos, foi um grande articulador para que os prefeitos se unissem numa associação. “A história do movimento dos prefeitos, que agora é foi substituído pela associação dos municípios, é recente, mas, muito intensa. O Acre tem ensinado o Brasil como o encontro de gestores com visões diferentes, muitas vezes antagônicas, podem se unir e lutar por algo comum pelo benefício da população”.

O governador Tião Viana lembrou dos investimentos que têm sido feito pelo Governo do Estado nos municípios acreanos e da ótima relação iniciada por Jorge Viana, consolidada por Binho Marques e que tem continuidade em sua gestão. Em 50 dias de governo Tião já visitou todos os municípios dos Vales do Juruá, Tarauacá/Envira e Alto Acre, apresentando sua equipe e anunciando investimentos e ações. “O governo tem feito um grande esforço para estar perto dos municípios e dois exemplos são os R$ 50 milhões que vão ser liberados pelo Ministério da Saúde para ser empregados em cidades com menos de 40 mil habitantes no Acre e o programa de pavimentação de ruas, onde todas as ruas acreanas serão pavimentadas”, disse.

Galeria de imagens

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter