Incra e Governo do Estado entregam máquinas que darão suporte para obras e melhoramento de ramais
Banana, milho, macaxeira, farinha, mamão. São muitos os produtos da agricultura familiar que chegam à mesa dos acreanos produzidos em Porto Acre. Para dar maior qualidade de vida, garantir o acesso de serviços públicos e o escoamento da produção, o Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra) entregou, junto com o Governo do Estado, uma patrulha mecanizada composta por dez máquinas.
O prefeito de Porto Acre, José Maria, se comprometeu a melhorar 300 quilômetros de ramais e piçarrar 200 quilômetros. Pelo menos três mil famílias serão beneficiadas diretamente no município que tem 87% de suas terras localizadas na zona rural.
“Esse é um sonho do povo de Porto Acre que há mais de 12 anos espera um dia como esse. Tenho certeza que essas máquinas vão ter grande efeito sob a nossa economia apesar de beneficiarem diretamente quem vive no campo. Isso porque o produtor vai escoar a produção e com a renda vai movimentar o comércio local. Todos saem ganhando. Nós temos muito a agradecer ao governador Tião Viana, ao presidente Lula, que nos deu o recurso a presidente Dilma, que cumpriu o compromisso assumido no ano passado”, disse o prefeito.
Esta é a quinta patrulha mecanizada que o Incra entrega este ano, num investimento que soma R$ 14 milhões, atende 42 projetos de assentamento e beneficia mais de seis mil famílias. Os recursos foram garantidos por uma articulação do então senador Tião Viana junto ao Governo Federal através do presidente Lula, ainda no ano passado.
![]()
“Essa ação é fruto do governador Tião Viana quando ainda era senador, que garantiu os recursos além dos orçamentos. Serão ações importantes de melhoramento de ramais e vamos fazer um grande esforço para contribuir também com o combustível”, disse o superintendente presidente do Incra no Acre, Neto Thaumaturgo. O Incra também assinou o Protocolo de disponibilização de serviços de assistência técnica em Porto Acre, garantindo, segundo o presidente, atendimento para mais de 1,2 mil famílias.
“Vamos ter agora a oportunidade de melhorar os ramais e garantir o acesso dos produtores e o escoamento da produção. Essa é uma área de criação de aves, suínos, ovelhas, de produção de milho. E o luz para todos está chegando nessas comunidades, onde antes não havia energia”, disse o governador Tião Viana.
Os produtores comemoram a chegada dos equipamentos. “Eu tenho 66 anos, mas quando vejo essas máquinas estacionadas e sei que elas vão ficar no nosso município e trabalhar nos nossos ramais parece que eu volto a ter 16 anos e quero trabalhar muito ainda. Antes eu via a Vila do V nas páginas dos jornais com notícia de derramamento de sangue e a polícia nem podia entrar nos ramais pra procurar os bandidos porque não conseguia. Agora eu vejo esse bom investimento e fico feliz com as mudanças”, disse o produtor do ramal Linha 10, Raimundo Nonato Borges.





