O assessor estadual da Juventude do (Assejuv), Weverton Matias, reuniu-se na noite da última quinta-feira, 22, com secretária Adjunta de Juventude de Rio Branco (Sejuv), Temyllis Silva, para definir estratégias de atuação do Bloco da Prevenção, no período das festividades de Carnaval. A iniciativa busca conscientizar foliões quanto ao uso de preservativos e a importância de manter uma vida sexual saudável.
O bloco existe há quatro anos e é formado por servidores da prefeitura e jovens voluntários. A novidade para esta edição é a adesão do programa “Vida no Trânsito”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Sejuv. A proposta consiste em inserir a temática às atividades de panfletagem e conversas do grupo.
O Carnaval popular é promovido nos bairros da capital, pela própria comunidade, com incentivo e apoio da prefeitura e do governo do Estado. “Nós percorremos todos os bairros da cidade, que realizam a festa de rua, distribuindo preservativos e conscientizando a comunidade”, ressaltou Temyllis Silva.
“A ideia do Bloco da Prevenção é fantástica. Apoiaremos não só esta iniciativa, como também as demais ações desempenhas pela Sejuv. Inclusive, replicaremos algumas das boas práticas já desenvolvidas em Rio Branco, no interior do Estado”, destacou Weverton Matias.
Os interessados em participar do bloco devem procurar a Sejuv ou ligar no (68) 3211-2223. Na ocasião, os gestores também discutiram estratégias de intervenção educativa nas escolas de rede pública de ensino. Segundo Matias, a Assejuv está empenha em criar um Sistema Estadual de Formação de Políticas Públicas para Juventude.