Aliada à operação, atendimentos em Unidades de Saúde também apresentam significativa melhora
Nesta terça-feira, 8, a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), Marcus Alexandre, o assessor especial da Juventude, Thiago Higino, e a representante da Secretaria Municipal de Saúde, Adriana Evangelista, concederam coletiva à imprensa para apresentar os números da guerra contra a dengue e o fortalecimento da atenção básica em saúde.
No dia 3 de janeiro último, o governo do Estado, em parceria com a prefeitura, lançou a campanha “Guerra contra a Dengue”, e hoje já se pode perceber os bons resultados no combate ao mosquito transmissor, Aedes aegypti.
É nesta época do ano, com a chegada do inverno amazônico e junto com os entulhos deixados em terrenos baldios ou nos quintais das casas, que se formam as condições ideais para a proliferação do mosquito e que contribuem para o aumento da epidemia de dengue.
Segundo a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, foi montada uma estrutura com equipes de seis médicos nas unidades de saúde destinadas a atender pacientes com suspeitas da doença, uma forma para que os diagnósticos fossem apresentados mais rapidamente e houvesse a redução no tempo para a entrega de exames.
“Estamos na quinta semana de combate à dengue. Na primeira foram montadas três unidades-piloto nos postos de saúde Augusto Hidalgo de Lima, Eduardo Assmar e São Francisco, locais que apresentaram os maiores índices de casos de dengue na capital. A guerra continua se expandindo para os demais municípios em suas unidades básicas de saúde", declara Suely Melo.
Os dados mais atualizados da Secretaria de Saúde apontam para uma redução de 15,27% nos casos notificados de dengue quando comparada a primeira com a quarta semana de 2011.
De acordo com o diretor do Deracre, Marcus Alexandre, já foram recolhidas 6.142 mil toneladas de lixo e entulhos até as 18 horas desta segunda-feira, 7.
“Na primeira etapa foram atendidos treze bairros que apresentam os maiores indícios de infestações de dengue. Hoje atingimos 41 bairros e estamos partindo para as regionais. A equipe formada para essa operação é de treze frentes de trabalho e 104 equipamentos. Vale salientar que os entulhos recolhidos nas ruas são aqueles que possam armazenar água. As pessoas estão confundindo e colocando na frente de suas casas podas de árvore”, informou o diretor de Deracre.
Para dar fortalecimento, o governador Tião Viana lançou a “Brigada Jovem”. São 180 jovens que auxiliam no combate ao foco do mosquito em prédios, espaços públicos, praças, escolas, centros esportivos e nas residências.
O assessor especial da Juventude, Thiago Higino, comenta que o próximo passo é construir uma “Brigada Jovem” em cada escola para a conscientização dos estudantes e remoção de lixo em locais que apresentem foco do mosquito.
A representante da Secretaria Municipal de Saúde, Adriana Evangelista, destaca que o posto de saúde Barral y Barral, no bairro Estação Experimental, atende um grande número de casos com suspeita de dengue e por isso foi triplicado o número de profissionais em saúde no local.
“As equipes estão se empenhado ao máximo nas ruas, postos de saúde e bairros. Borrifar casas, retirar entulhos, esclarecer a população, todo esse esforço do poder público é para combater o que tanto aflige os acreanos. Não vamos dar trégua ao mosquito da dengue”, declarou.