Uma revolução no atendimento

OCA oferece prestação de serviços de maneira rápida, confortável e com qualidade

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As amigas Janaira e Narilane se supreenderam com a qualidade dos serviços oferecidos na OCA (Foto: Sérgio Vale/Secom)

As amigas Janaira Dantas e Narilane Braga procuraram a Organização das Centrais de Atendimento (OCA) para tirar uma certidão de antecedentes criminais e o título de eleitor. Depois de atendidas, encontraram um totem com navegação livre disponível e aproveitaram para conferir as últimas atualizações do Orkut.

Quem visitar o novo prédio do governo, que concentra mais de 500 serviços públicos num único lugar, vai encontrar um espaço moderno, gestores treinados e um ambiente agradável. Para quem levar as crianças, uma monitora cuida de entreter os pequenos com brincadeiras. E, para relaxar, o som de um violão – tocado ao vivo.

Espalhados pela OCA existem 19 totens, que comportam computadores com acesso livre à internet, onde os usuários pode acessar de e-mail pessoal às redes sociais, incluindo o Orkut, Twitter, Facebook e ferramentas de bate-papo como o MSN.

“Nos outros prédios do governo a gente passava horas para ser atendido. Aqui, além de ser bem mais rápido, os funcionários são mais atenciosos e se preocupam se a gente vai sair satisfeito”, disse Janaira. Narilane se surpreendeu com os computadores disponíveis para navegação. “Eu não esperava por isso. É muito bom ter como passar o tempo enquanto espera e ter a oportunidade de utilizar um computador”, disse.

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A OCA oferece serviços rápidos, seguros e de qualidade (Foto: Sérgio Vale/Secom)

 

Computadores para serviços e totens para navegação

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A OCA concentra mais de 500 serviços públicos em um único lugar (Foto: Sérgio Vale/Secom)

As máquinas disponíveis para navegação na internet, instaladas em totens de autoatendimento, são para uso do público, têm acesso à rede liberado e na tela inicial os usuários podem escolher entre navegar na internet, imprimir contracheques de servidores públicos e outros pequenos serviços.

"Há uma ilha com sete terminais na Praça Laranja exclusivos para atendimento de serviços públicos. Nessas máquinas não é possível navegar na internet e tudo é feito com monitoramento. Nos totens os usuários podem, inclusive, imprimir boletos para pagamentos bancários, mas são computadores destinados ao uso livre. As crianças jogam e os jovens acessam e-mails e redes sociais, iguais aos telecentros”, explicou a coordenadora de implantação da OCA, Waniza Costa.

É nas máquinas da Praça Laranja que os usurários podem realizar serviços que estão disponíveis pela internet, como a emissão de antecedentes criminais. Quem não tem acesso à internet em casa ou não sabe procurar os serviços pode recorrer à OCA. “Ninguém fica sem atendimento porque alguém está usando o Orkut. Esses terminais são exclusivos para os serviços, mas dentro da política de inclusão digital o Governo também acha importante que as pessoas tenham acesso aos computadores e à internet, como em qualquer telecentro, por isso os 19 totens espalhados pela Central têm acesso livre”, ressalta a coordenadora.

Contratos e currículos

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David Duarte Sobrinho trabalha na OCA e não passou um dia sequer sem fazer pelo menos cinco currículos ou contratos de compra e venda de bens ou aluguel para quem procura pelo serviço (Foto: Sérgio Vale/Secom)

David Duarte Sobrinho trabalha na OCA desde 27 de dezembro último. Ele não passou um dia sequer sem fazer pelo menos cinco currículos ou contratos de compra e venda de bens ou aluguel. Isso mesmo! Quem não sabe preencher o documento ou precisa imprimi-lo pode procurar os atendentes da Praça Laranja.

“Nós temos modelos de currículos e contratos aqui e ajudamos as pessoas a preencher. Só não podemos imprimir editais, que são muito extensos, mas baixamos o documento e salvamos para o usuário num pen drive. Hoje de manhã , por exemplo, um senhor veio aqui fazer os currículos dos dois filhos e encaminhar para o programa Menor Aprendiz”, contou David.

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