Há vagas para todos, garante a Secretaria de Estado de Educação
O movimento nesta segunda-feira, 17, primeiro dia de matrícula para novos alunos, foi considerado tranquilo pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). Os novos alunos da rede estadual têm até a próxima sexta-feira, 21, para se matricularem. O ano letivo de 2011 se inicia no dia 14 de fevereiro.
A diretora de gestão escolar, professora Rita Paro, garantiu que nenhum aluno ficará fora da escola por falta de vagas. "Queremos tranquilizar os pais, pois dispomos de vagas para todos", informou. A diretora disse ainda que os pais precisam comparecer à unidade na qual seu filho vai estudar para renovação de matrícula.
Na escola Heloisa Mourão, as secretarias estadual e municipal estão com profissionais para orientar e resolver problemas referentes à matricula. Ao todo, oito técnicos se revezam em horário integral. Mesmo com o processo de matrícula automática aplicado pela SEE, os pais precisam ir à unidade de ensino nos casos em que há mudança de escola, para garantir a vaga de seu filho. Esses são os casos em que o aluno conclui o ensino fundamental – 5ª a 8ª série – e vai para uma unidade de ensino médio. “Eu sabia que minha filha já tinha vaga garantida aqui na Heloisa Mourão, mas compareci à escola para assinar sua renovação e assim confirmar sua matrícula”, comenta a dona de casa Kelly Matos.
Documentação para novos alunos – Os pais devem ir até a escola mais próxima de sua residência com a certidão de nascimento do aluno, documento de transferência (histórico escolar ou declaração da escola de origem) e comprovante de endereço.
Nos últimos quatro anos, foram criadas 17 novas escolas, que atendem estudantes desde a 1ª série do ensino fundamental até o ensino médio, além de Educação de Jovens e Adultos e programas de que visam diminuir a distorção idade/série. Em 2010, foram matriculados 237 mil alunos na rede pública de ensino. Para 2011, a estimativa é de que esse número chegue a 243 mil, um aumento superior a 2,5%.
Em maio, o Governo inaugura mais uma unidade de ensino com oito salas de aula no bairro Boa União, que atenderá mais 700 alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental. A unidade vai beneficiar comunidades dos bairros Ayrton Senna, Bahia Nova e Velha, Palheiral e Plácido de Castro. A obra, com investimentos em torno de R$ 2 milhões, faz parte do Pacto Pela Educação firmado entre a Prefeitura da capital e o Governo do Estado.