Com pequenas atitudes é possível contribuir para a própria segurança
A Polícia Militar do Estado do Acre intensifica as atividades de sua campanha de conscientização para dicas de segurança a fim de evitar roubos e furtos. O subcomandante da Polícia Militar, coronel Paulo Cézar Rocha dos Santos, alerta sobre cuidados simples com os quais todas as pessoas podem dificultar a ação dos criminosos e contribuir com o trabalho de proteção do seu patrimônio.
O subcomandante lembrou que nos últimos anos a PM vem enfatizando ações na prioridade de combate a roubos e furtos em vias públicas, estabelecimentos comerciais e residências. “Tivemos uma redução de 20% nesse tipo de crime nos últimos cinco meses, resultado também de nossa política de gestão por resultados”, conta.
Para que esses números reduzam ainda mais, a PM realiza campanhas para que a população passe a ter medidas ativas. São pequenas atitudes, condutas e rotinas que podem ser adotadas na rua, em casa e em ambientes de grande aglomeração de pessoas. Hoje a entrada de qualquer pessoa estranha nas residências tem que ser precedida de uma série de medidas, no sentido de identificar quem é realmente o indivíduo que está se prestando ao papel anunciado.
“Nós temos estatísticas que mostram que um em cada nove assaltantes busca o que está mais fácil, aquilo onde ele terá menos dificuldade de abordar e fugir”, informa o subcomandante. “Com relação a residências, todo o cuidado deve ser feito com a identificação. A partir do momento que um criminoso entra na sua casa, você não terá mais controle da situação. E se ele entra de forma consentida, nem mesmo seu vizinho notará algo de diferente.”
Paulo César também lembrou os casos acontecidos no conjunto Manoel Julião ano passado, onde alguns imóveis foram invadidos por criminosos, muitos com consentimento dos moradores, que foram enganados. Após esses casos, a PM fez reuniões com os moradores, realizou reforço na segurança e passou dicas para que esses crimes fossem minimizados.
{xtypo_rounded2}
Dicas de segurança em casa
1 – Ao atender estranhos, mantenha os portões fechados e as pessoas do lado de fora, abrindo-os somente após a identificação dos visitantes.
2 – Na entrada e saída de pessoas de casa, verificar se não existe a presença de estranhos ou suspeitos.
3 – Ao abrir o portão para colocar o lixo fora, verifique se não há pessoas suspeitas.
4 – Não comente sua viagem com pessoas estranhas por perto e avise a um vizinho de confiança sobre a sua saída. Se possível deixe um número de telefone e ligue de vez em quando para saber se está tudo bem.
5 – Ao se ausentar por um longo período, peça a um parente para visitar sua casa periodicamente, suspenda a entrega de jornais, solicite a um vizinho para recolher a correspondência e desligue a capainha para evitar que pessoas fiquem testando para saber se existe alguém em casa.
6 – Nunca deixe joias ou dinheiro guardado dentro de casa, mesmo que seja em cofre. Procure os cofres dos bancos.
7 – Evite colocar cadeados do lado de fora do portão. Isso pode mostrar que os moradores não estão em casa.
8 – Só entregue as chaves de sua casa a pessoas de confiança.
9 – Mantenha uma relação de confiança com os vizinhos, a fim de estabelecer rotinas comuns e trocas números de telefone, bem como, percebendo qualquer movimento estranho na residência dele, faça um contato telefônico.
10 – Treine seu cão de guarda para não receber alimento de estranhos e não efetue refeição do animal fora do recipiente destinado a tal fim (vazilha destinada a servir alimento para o cão).
{/xtypo_rounded2}
Logo abaixo você também encontra dicas de segurança da Polícia Militar para outros momentos. (Clique na imagem para ampliar)