Governador esteve acompanhado do senador Aníbal Diniz e dos deputados da bancada petista Taumaturgo Lima e Sibá Machado
O governador Tião Viana cumpriu uma extensa agenda em Brasília nesta quinta-feira, 5, acompanhado do senador Aníbal Diniz e dos deputados federais Taumaturgo Lima e Sibá Machado, ambos do PT.
O primeiro compromisso foi com a ministra de Aquicultura e Pesca, Ideli Salvatti. A pauta do encontro foram os projetos acreanos no setor e as emendas no orçamento para a construção de novos açudes para produção de peixes, além de apoio para o processo de industrialização.
Ideli Salvatti avaliou de forma positiva o encontro e garantiu apoio para incentivar o desenvolvimento do Acre. Aníbal Diniz, Sibá Machado e Taumaturgo Lima se colocaram à disposição no parlamento para apoiar as medidas do ministério. A segunda agenda foi com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e em seguida com o ministro de Relações Institucionais, Luiz Sérgio. Tião Viana apresentou o projeto político acreano e os ministros garantiram esforço para liberação de recursos para o Estado.
Já com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o foco da discussão foi o trabalho de combate à dengue. Tião Viana apresentou a operação Guerra contra a Dengue, lançada na última segunda-feira em Rio Branco, que reúne um esforço de várias instituições e comunidade no combate ao mosquito transmissor da doença.
Alexandre Padilha também falou da preocupação do governo federal para diminuir os índices em todo o Brasil e reconheceu a situação crítica da capital acreana, garantindo apoio financeiro para fortalecer as ações de combate à dengue.
“Nós estamos confiantes na liberação de recursos para o Acre, apesar das dificuldades orçamentárias. Esses projetos que promovem o desenvolvimento e o crescimento do Estado são prioridade da nossa bancada e estão dentro da meta da presidente Dilma Rousseff para erradicação da pobreza”, afirmou o senador Aníbal Diniz.
“Cumpri essa agenda com apoio do senador Aníbal e dos deputados Taumaturgo Lima e Sibá Machado, mostrando a unidade da bancada do PT numa preocupação coletiva com o Acre. Apresentamos nosso projeto para aumentar a produção de peixes e incentivar a industrialização do Acre, apoiando-nos em experiências que estão dando certo, abrindo novas perspectivas como o cultivo de espécies frutíferas que vão permitir a inclusão social e econômica de centenas de famílias no Estado”, comentou Tião Viana.
O governador também esteve reunido com o ministro da Justiça para tratar de questões da segurança pública e ações de combate ao narcotráfico no Acre. “Foi um dia muito produtivo e com certeza trará bons resultados para o nosso Estado.”