Serviço será criado a partir de fevereiro. Objetivo é evitar re-hospitalização de pacientes
A partir de fevereiro, o sistema de saúde no Acre terá um serviço inovador: um Núcleo de Assistência Domiciliar, que fará parte da Secretaria de Saúde, ligado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O projeto piloto foi discutido na manhã desta quarta-feira, 05, em reunião entre o governador Tião Viana, a Secretária de Saúde, Suely Melo e equipe. A ideia é que a unidade funcione no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco. Os critérios para seleção de pacientes serão divulgados posteriormente.
“O núcleo vai atender pacientes que recebem alta hospitalar, mas continuam precisando do suporte de uma equipe multidisciplinar. Será um atendimento médico em casa, para garantir a recuperação do paciente e evitar re-hospitalização”, disse a responsável técnica da UTI do Huerb, Márcia Vasconcelos.
A equipe multidiscilplinar, segundo a enfermeira Lúcia Carlos, coordenadora do Samu, será composta por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e psicólogo. “O objetivo é evitar que esse paciente volte para o hospital e garantir que ele tenha um atendimento humanizado”, ressaltou Lúcia.
As equipes de saúde da família vão trabalhar em parceria com o Núcleo de Assistência Domiciliar. “O serviço vai começar através de um piloto no Huerb, de forma lenta e progressiva”, enfatizou a coordenadora do Samu.