Educação de Jovens e Adultos será discutida em seminário

Encontro reunirá educadores e secretários municipais de Educação

Fortalecer as ações da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) passando pela alfabetização até o ensino médio. Com esse objetivo, a Secretaria de Educação por meio da Gerência de EJA realizará na próxima sexta-feira, 10, às 08 horas, no auditório da Uninorte, o Seminário Estadual de EJA, que tem como tema: “pactuando responsabilidades e vencendo desafios”.

O Seminário integra uma das ações previstas para a implementação da Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e EJA, com base em orientações do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade(SECAD). A palestra de abertura discorrerá sobre os avanços e desafios da modalidade na perspectiva de políticas públicas para os sistemas de ensino (federal, estadual e municipal).

Após o encerramento da palestra, os participantes serão divididos em equipes que trabalharão temas como financiamento, gestão, diversidade, formação, valorização do magistério, aspectos didático-pedagógicos da EJA,  intersetorialidade , controle social e política pública em EJA. As discussões dos grupos resultarão no Plano Estratégico de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos no Acre. Haverá ainda a assinatura da Carta de Compromisso com a EJA.

De acordo com a gerente de EJA no Acre, Fernanda Alves, o evento fortalece o compromisso do Estado com a cidadania. “Essa ação promove mais avanços na Educação de Jovens e Adultos do Acre, firmando-a enquanto política pública que contribui para o desenvolvimento econômico, social e cultural daqueles que foram excluídos ou que não tiveram oportunidade de acessar a Educação Básica”.

O encontro reservará também espaço para apresentações de experiências bem sucedidas na EJA.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter