IDM capacita coordenadores e tutores que irão atuar no programa e-TEC Brasil

Com o objetivo de possibilitar o acesso às regiões distantes das instituições de ensino técnico e à periferia das grandes cidades brasileiras, incentivando os jovens a concluírem o ensino médio com uma formação profissional que os capacite a ingressar no mundo do trabalho, teve inicio na manhã desta segunda-feira, 6, no auditório do CEP Serviços Campos Pereira, a Capacitação para Coordenadores e Tutores que irão atuar no Programa Escola Técnica Aberta do Brasil no Acre (e-TEC Brasil).

O programa faz parte da expansão da Educação Profissional em todo o país e constitui-se uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação. “Trata-se, pois, de um passo importante para a democratização do acesso ao ensino técnico público, através da modalidade de educação à distância, visando levar cursos técnicos a regiões distantes das instituições de ensino técnico e para a periferia das grandes cidades brasileiras, incentivando os jovens a concluírem o ensino médio”, esclarece a Coordenadora do e-TEC Brasil no Acre, Mara Lima.

A capacitação, que terá carga horária de 60 horas, irá beneficiar tutores e coordenadores dos municípios de Rio Branco, Porto Acre, Sena Madureira, Xapuri, Capixaba, Epitaciolândia e Brasiléia.

Para a gerente Pedagógica e Curricular do Instituto Dom Moacyr, Marília Bezerra, o inicio do e-TEC no Acre representa um passo importante. “Se hoje estamos capacitando pessoas para Educação Profissional a distancia, significa que um grande passo foi dado na presencial. Para que este programa aconteça grandes investimentos estão sendo feitos em pessoas e equipamentos. O que me deixa feliz é que estamos levando cursos de qualidade para jovens de diferentes e longínquos municípios acreanos. Este é um grande desafio para nós do Instituto Dom Moacyr”, analisa.

O objetivo da Educação Profissional é criar cursos que garantam perspectiva de trabalho para os jovens e facilitem seu acesso ao mercado. Que atendam, também, aos profissionais que já estão nele, mas sentem falta de uma melhor qualificação para exercerem suas atividades. Educação Profissional funciona, ainda, como um instrumento eficaz na re-inserção do trabalhador no mercado de trabalho.

O programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-TEC Brasil), no âmbito da política de expansão da educação profissional, constitui-se uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação numa parceria entre a Secretaria de Educação a Distância e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.  A estrutura no Acre oferece dois cursos técnicos à distância: Serviços Públicos e Administração.

O que acham sobre o e-TEC:

Para a ex-educanda de um dos cursos oferecidos pelo Instituto Dom Moacyr e agora tutora do e-TEC Brasil, Verônica Rodrigues Lopes, “quando fui contemplada com o  Curso em Técnico em Turismo Regional, oferecido pelo IDM, por meio do CEP Serviços Campos Pereira, tive que deixar trabalho e filho em Epitaciolândia em busca de oportunidade. O e-TEC Brasil, hoje, representa a interiorização da Educação Profissional. Os jovens não precisam mais se deslocarem para Rio Branco para terem acesso à qualificação profissional”.

O coordenador do Programa no Pólo de Brasiléia Eduardo Silva, afirma que “o e-TEC Brasil fará a diferença na região de fronteira. Se levarmos em consideração que o Acre tem uma boa relação com a Bolívia, no que se refere ao setor econômico, visando o desenvolvimento da região. Os cursos que serão oferecidos a 60 jovens irão atender as necessidades do Alto Acre, eles darão oportunidade de reinseri-los no mercado de trabalho”, analisa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter