Ministério da Justiça vem ao Acre para conhecer o projeto SIGO

Ação faz parte de iniciativa do Ministério para integrar todos os estados do Brasil com um único sistema de busca para presídios

reuniao_segurana_foto_angela_peres_03.jpg

Ministério da Justiça realiza visita técnica na Secretaria de Segurança Pública (Foto: Angela Peres/Secom)

Representantes do Ministério da Justiça realizaram na manhã dessa terça-feira, 30, uma visita técnica junto a Secretaria Estadual de Segurança Pública, no auditório da Secretaria de Gestão Administrativa, para conhecer o sistema de segurança pública no estado do Acre, além de entenderem o funcionamento do Sistema Integrado de Gestão Operacional, o SIGO. A visita acontece num momento em que o Ministério da Justiça planeja instalar um sistema integrado para segurança em todo o Brasil.

O SIGO é um software  que permite criar e organizar bancos de dados,  padronizar e agilizar ações e procedimentos de enfrentamento à violência. Ele possibilita a identificação instantânea de áreas, bairros, datas e horários críticos em termos de criminalidade com significativa redução do tempo de ação e dos custos da estrutura policial. Além disso, consulta dados de detentos e integra polícias Federal, Rodoviária Federal, PM, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, além do Detran, sendo um projeto pioneiro em todo o Brasil.

Recentemente, foi firmado um convênio entre a Secretaria Estadual de Segurança e o Tribunal de Justiça para que o SIGO também compartilhe informações com o Sistema de Automação da Justiça, o SAJ, que permite troca de informações sobre cada indivíduo em conflito com a lei aumentando a eficácia no combate à violência e à criminalidade. “O SIGO é uma grande ferramenta que nos possibilita trabalhar integrados. Uma tecnologia que é um diferencial em gestão integrada com resultados bastante eficazes”, explica a Secretaria de Segurança, Márcia Regina.

O Ministério da Justiça está discutindo em vários estados do Brasil uma forma de realizar um cadastro nacional de informações de criminosos. “O primeiro estado que estamos vindo é o Acre pelo sucesso com o sistema que o estado já apresenta”, conta Maria Augusta Assirati, do Gabinete do Ministério da Justiça. A ideia é criar um sistema nacional de cadastro de prisões para que todos os estados possam dividir essas informações.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter