Governo e Sírio-Libanês oferecem especializações a servidores da Saúde

Mais de 100 servidores fizeram parte dos cursos que devem mudar a gestão da saúde no Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Mais de 100 servidores fizeram parte dos cursos que devem mudar a gestão da saúde no Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governo do Estado, junto ao governo federal e ao hospital Sírio-Libanês, ofereceu aos servidores da área de saúde do Acre quatro cursos de especialização. Durante nove meses, por intermédio de encontros presenciais e teleconferências em Rio Branco, 105 servidores tiveram, além de um novo aprendizado, bases para mudar a gestão dos órgãos de saúde de todo o estado. E durante reunião na Casa Civil nesta quarta-feira, 10, alguns desses servidores puderam falar diretamente ao governador sobre o que aprenderam e como pretendem usar.

Tião Viana parabenizou os servidores que fizeram as especializações, entre médicos, enfermeiros, técnicos e gestores, e ressaltou que eles terão um olhar diferenciado para uma gestão mais eficiente dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). “O governo está pronto para ajudar que essas mudanças ocorram. Vocês são o caminho para a solução”, disse o governador durante o encontro.

A assimilação do conhecimento foi proporcionada por programas especialmente desenvolvidos pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Foram quatro cursos, entre regulação em saúde, educação na saúde para preceptores, gestão da clínica e amparos educacionais. Segundo a gestora de aprendizagem da Região Norte, Cibele Sales, esse é um trabalho para mudar, para a pessoa realizar a mudança dentro da gestão, e não dizer para alguém o que deve ser mudado. “É criar projetos de intervenção e implantá-los na realidade.”

Durante o curso, foram criados doze projetos de aplicativos que serão utilizados no aperfeiçoamento do atendimento em saúde prestado à população do Baixo Acre e Purus. Para o secretário adjunto em Saúde, Irailton Lima, o legado dessas especializações será de suma importância. “Formamos um pequeno grupo que vai influenciar na dinâmica dos serviços de gestão do Acre”, comemora o secretário.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter