Transformando Xapuri numa cidade polo do conhecimento

Instituições se reúnem em seminário para discutir o Programa Estadual de Fomento ao Conhecimento

20_anos_reserva_chico_mendes_foto_angela_peres_8.jpg
encontro_catie_xapuri_foto_angela_peres_3.jpg

Município de Xapuri, onde se localiza parte da Reserva Chico Mendes se prepara para receber Polo de Conhecimento do CATIE (Fotos: Angela Peres/Secom)

A cidade de Xapuri prepara-se para viver uma revolução de conhecimento, empreendedorismo e cultura. Tudo isso através do Programa Estadual de Promoção e Fomento do Conhecimento Sustentável, que pretende transformar a cidade em um polo de conhecimento, reunindo pós-graduações, mestrados, doutorados, cursos profissionalizantes, pesquisas e entidades de apoio ao desenvolvimento sustentável. Assim, durante toda essa quarta-feira, 24, entidades públicas e internacionais se reuniram em Xapuri para discutir possibilidades, trocar experiências e firmar parcerias de contribuição para essa grande empreitada que trará mudanças significativas para todo o estado do Acre.

"É uma oficina de trabalho para avançar no Programa Estadual de Promoção e Fomento do Conhecimento Sustentável. O prefeito de Xapuri assinou um decreto criando o polo de conhecimento que é uma plataforma de diálogo dos saberes entre diferentes instituições", conta o Secretário de Meio Ambiente, Eufran Amaral. "Vários pesquisadores estão aqui reunidos procurando sinergias, como podemos trabalhar juntos para avançar mais rápido e consolidar nosso centro de conhecimento aqui em Xapuri", explica o Secretário.

O evento reuniu instituições como o Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (CATIE), a Cooperação Técnica Alemã (GTZ), a Associação Brasileira de Sorvetes, o Institute of Soil Science and Site Ecology – Dresden University of Technology, o Center For Sustainable Resource Development, o CIAT (agência da Colômbia), o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE), a Universidade Federal do Acre (UFAC), Embrapa, Funtac. Todas trabalhando formas para avançar agora de forma concreta com ações de promoção do conhecimento em Xapuri.

O programa

O Programa Estadual de Promoção e Fomento do Conhecimento Sustentável será implantado pela Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia. Prioritariamente, o programa será concretizado através do Polo de Conhecimento de Xapuri. O prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos não esconde a empolgação com o projeto, "estamos justamente nessa cooperação de muitas instituições que vão sintetizar o conhecimento popular que o governo do Acre transformou em políticas públicas nos últimos anos. Vamos cada vez mais usar nossos recursos com sabedoria, mas gerando dinheiro para quem deles vive e como neles vive".

O programa está baseado nos seguintes princípios: 1) uso dos recursos naturais com responsabilidade e conhecimento técnico para proteção e integridade do sistema climático em benefício das presentes e futuras gerações; 2) desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias orientadas para o uso racional dos recursos ambientais; difusão de tecnologias de manejo do meio ambiente, divulgação de dados e informações ambientais e formação de uma consciência pública sobre a necessidade  de preservação da qualidade ambiental e do equilíbrio ecológico.     

floresta_foto_sergio_vale_16.jpg

Uso de recursos naturais com responsabilidade e a troca de conhecimentos são alguns dos objetivos das instituições de ensino e pesquisa que se reuniram em Xapuri (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Unidade articuladora

O Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (CATIE) é uma instituição internacional com sede na Costa Rica, cuja missão é de reduzir a pobreza rural por meio da educação, pesquisa e cooperação técnica, além de promover a gestão sustentável da agricultura e recursos naturais. Na última terça-feira, 23, seu escritório técnico nacional foi instalado no município de Xapuri. O Catie vai funcionar como uma unidade articuladora ligada às atividades econômicas e educacionais junto ao programa.

"Somos uma instituição de ensino e cooperação técnica, e estamos fazendo parte dessa visão do governo do Acre para a Amazônia e o seu desenvolvimento sustentável", explica o diretor geral do CATIE, José Joaquín Arce. "Desenvolveremos projetos de pesquisa com nossos parceiros, formação de pessoal, programas de mestrados, doutorados. Serão múltiplas formas de parceria e cooperação".

A escolha do Acre para receber o escritório nacional do CATIE começou em maio do ano passado, quando o governador Binho Marques visitou a sede na Costa Rica. O Catie se estabelece agora no Acre formando uma capacidade de recursos humanos essencial ao projeto de desenvolvimento sustentável que ao mesmo tempo faz com que o Estado tenha maior distribuição de riqueza preservando o meio ambiente.

Parceiros de peso

Além do CATIE, a Cooperação Técnica Alemã (GTZ) é um grande e antigo parceiro do Acre como colaborador no trabalho de desenvolvimento do Estado. "A GTZ é uma empresa do governo alemão que implementa os projetos binacionais entre Brasil e Alemanha. O foco são áreas de gestão territorial e implantação de cadeias sustentáveis", explica Helmut Eger, diretor do Programa para a Proteção e Gestão Sustentável das Florestas Tropicais da GTZ. Ele também explica que Cooperação realiza um trabalho de assessoria e que esse evento é uma possibilidade de trocar experiências entre as instituições, podem juntá-las e criar uma sinergia que não existem.

A Universidade Federal do Acre também esteve presente no seminário. A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Rusleyd Abreu, contou que recentemente a Universidade aprovou um edital com a União Européia no valor de €$1,5 milhão para a criação de um doutorado. "O doutorado será uma parceria entre Brasil, Itália, Portugal, Costa Rica através do CATIE e nossos vizinhos do Peru e da Bolívia. Estamos desenvolvendo ainda um tema para o doutorado junto ao CATIE que deve ser de caráter regional", informa Rusleyd Abreu.

Essas e outras instituições realizaram troca de experiências e decidiram juntas ações que levarão Xapuri a se tornar uma cidade polo do conhecimento, com a combinação de empreendedorismo e educação, a principal fórmula para o desenvolvimento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter