Encontro debaterá propostas para construção de políticas públicas para o setor com painéis temáticos e uma programação que inclui o Viradão Musical e show de João Donato
Debater e discutir propostas para construção de políticas públicas para o setor musical no Acre é um dos principais focos da Semana da Música 2010, aberta nesta segunda-feira, às 18 horas, na Tentamen. Até o dia 26 deste mês, artistas, educadores, pesquisadores, criadores, produtores, técnicos, agentes de distribuição e comercialização e demais profissionais das esferas pública e privada, entidades como associações, cooperativas, coletivos e redes irão se debruçar sobre temas como Formação Musical, Organização dos Profissionais da Música e Produção, comunicação, difusão e circulação da música acreana.
Através de uma programação diversificada, o encontro visa congregar e discutir as diretrizes do Plano Municipal e Estadual Setoriais de Música. Além das discussões, na Semana acontece a inauguração do mais novo espaço cultural, a Escola Acreana de Música (antigo Centro Cultural Tucumã), nesta sexta-feira, 26, às 10 horas. O local abrigará o evento Viradão Musical, que envolve apresentações de bandas, grupos e artistas dos mais vários estilos musicais.
Para comungar com as mais diversas expressões musicais, o músico acreano João Donato é o convidado para o encerramento da Semana, com show na segunda-feira, 29, às 20 horas, na Usina de Arte, marcando ainda o início do Festival Varadouro, que acontece nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, na antiga Choperia Haus Beer.
Para Karla Martins, Chefe do Departamento de Incentivos Ficais à Cultura da Fundação Elias Mansour, este ano a Semana busca definitivamente a formação de uma articulação para a música como um todo. "Os artistas estarão mais cientes de todo o processo que acontece no Estado, podendo participar ativamente da articulação das redes e estabelecer compromissos e parcerias para mais adiante", destacou.
Visando a aproximação dos músicos com a construção das políticas voltadas ao fortalecimento da produção, a Semana da Música é uma realização da Fundação Elias Mansour, Fundação Garibaldi Brasil, Concultura, da Câmara Temática de Música do CMPC, SEBRAE e Universidade Federal do Acre (Ufac).
Viradão Musical
São 15 horas de apresentações musicais sem intervalo que começam às 15 horas do dia 27, com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Acre, e terminam às 5 horas do dia seguinte, com o show da banda Survive. O evento comemora a inauguração da Escola Acreana de Música, que junto como Forúm Setorial de Música e o Festival Varadouro integra a programação da Semana de Música 2010.
João Donato
Encerrando as discussões sobre as políticas públicas e abrindo as atrações da Semana Varadouro, o músico acreano João Donato se apresenta na Usina de Arte. João Donato nasceu em Rio Branco e ganhou os expoentes do movimento da bossa nova, com os amigos João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Como arranjador participou de discos de grandes nomes da MPB como Gal Costa e Gilberto Gil. Recentemente levou o Grammy de Latino 2010 pelo álbum ‘Sambolero’ na categoria de melhor álbum de jazz latino.
Programação
acesse: www.musica-ac.blogspot.com.br
{xtypo_rounded2}Semana da Música 2010 – 22 a 27 de novembro de 2010
Dia 22 – Tentamem
18h
Credenciamento
19h
Abertura
Semana da Música e Fórum Setorial de Música
Concultura, Câmara Temática de Música do CMPC, FEM, FGB, SEBRAE e UFAC.
Compreende oficinas, painéis e sessões temáticas, com foco na elaboração dos Plano Municipal e Estadual Setoriais de Música, formação da Rede Acreana de Música e eleição dos representantes da área para o ConCultura.
19h30
Apresentação Artística: comemoração do Dia da Música
Dia 23 – UFAC
15h
Oficina:"Arte-Jogos Musicais: Proposta para a Educação Musical" Prof. Elder Gomes da Silva (UFAC)
15h
Oficina: Sintaxe harmônica aplicada à Música Popular Brasileira. Profª. Msc. Ana Lúcia Fontenele (UFAC)
Público Alvo: Compositores e músicos em geral
Local: Curso de Licenciatura em Música da UFAC
Informações: Profª Msc. Ana Lúcia Fontenele: 8407-2139
17h
Credenciamento
18h
Coral do Curso de Licenciatura em Música da UFAC
18h30
1º Painel Temático: Formação Musical
Painelista: Sergio Figueiredo – UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina)
Foco: Educação formal e informal: implementação da Lei nº 11.769/2008 (obrigatoriedade do ensino da música); reconhecimento do notório saber musical; parâmetros curriculares nacionais e diretrizes curriculares locais; projeto político-pedagógico de instituições de educação musical; integração de instituições de educação musical; implementação da Lei nº 12.287/2010.
Público Alvo: Escolas e cursos de música e demais espaços de formação musical, fanfarras escolares, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas públicas e privadas de ensino básico, jornalistas e comunicadores musicais e demais interessados.
20h
Sessão Temática: debates e análise das propostas relativas ao tema para formulação dos Planos Setoriais de Música
Dia 24 – Biblioteca da Floresta
18h
Apresentação Musical (Biblioteca da Floresta): Organização Antônio Carlos e Ana Lúcia
18h30
2º Painel Temático: Organização dos Profissionais da Música
Painelista: Makely Ka – Fórum Mineiro da Música – Rede Música Brasil
Foco:Estratégias e alternativas de fortalecimento organizacional: associações, cooperativas, coletivos, grupos; formação de redes de trabalho musical; formação da REDE ACREANA DE MÚSICA .
Público Alvo: Artistas, educadores, pesquisadores, criadores, produtores, técnicos, agentes de distribuição e comercialização e demais profissionais das esferas pública e privada; entidades tais como associações, cooperativas, coletivos e redes.
20h
Sessão Temática: debates e análise das propostas relativas ao tema para formulação dos Planos Setoriais de Música.
Dia 25 – Horto Florestal
15h
Apresentação Musical
15h30
3º Painel Temático: Produção, comunicação, difusão e circulação da música acreana
Painelista: Tales Lopes – Presidente da Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN)
Foco: Qualificação do suporte físico e material de bens e produtos musicais, publicação de catálogos e portfólios, construção de um circuito de bares, casas de show e festivais, articulação de missões de participação em feiras e rodadas de negócios de música;ampliação da inserção de música local nas rádios e meios de comunicação do acre.
Público Alvo: Espaços de produção (estúdios de gravação e ensaio), agentes de comunicação, espaços de circulação (bares, casas noturnas, casas de espetáculo, festivais), espaços e agentes de comercialização de bens e produtos musicais (CDs, instrumentos, shows) música na internet.
17h
Sessão Temática: debates e análise das propostas relativas ao tema para formulação dos Planos Setoriais de Música
19h
Apresentação Musical
Dia 26 – Escola Acreana de Música
11h
Solenidade de Inauguração da Escola Acreana de Música
19h
Concerto de Formatura – Raildo Brito (Licenciatura em Música da UFAC
20h
Usina de Arte João Donato
Apresentação dos alunos do Curso de Música da Usina
Dia 27 – Viradão Musical
Local: Escola Acreana de Música
PALCO 1
15h
Orquestra Sinfônica
16h30
Banda Redenção
18h
Seu Antonio Pedro e sua banda Uirapurú
19h30
Sonativo
21h
CamerAcre Uirapuru
22h30
Shaneihu e Banda
00h
Som da Madeira
01h30
C.A. Benjamin e Grupo 7 Luas
03h
Trio Aiê
04h30
Jucá com Pinga
PALCO 2
15h45
Heloy de Castro & Banda
17h15
Banda Swing da Mata
18h45
Mogno
20h15
Chris Guto
21h45
Caro John
23h15
Fire Angel
00h45
Mapinguari Blues
02h15
Atomic Beer
03h45
Clenilson Batista
05h15
Survive{/xtypo_rounded2}