Educação Profissional e Compromisso Social

Seminário discute políticas e desafios da educação profissional do Estado

dsc_0018.jpg

Seminário tem como objetivo propor alternativas para adequar a Educação Profissional às reais necessidades de formação para o trabalho (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

O Conselho Estadual de Educação do Acre, em parceria com o Instituto Dom Moacir, SENAI e SESCOOP, realizou um seminário sobre Educação Profissional e Compromisso social, nesta quarta, 17, com a finalidade de trocar experiências junto às instituições que atuam nessa á

A mesa de abertura do seminário foi composta pela Presidente do Conselho Estadual de Educação, Íris Célia Cabanellas, pela Secretária Estadual de Educação, Maria Corrêa, pelo Diretor do Instituto Dom Moacyr, Irailton Lima. Além do Reitor do IFAC, Elias Vieira, e da Diretora Regional do Senai, Solange Bandeira Teixeira, que trataram sobre a oferta e demanda de cursos de Educação Profissional.

De acordo com a Presidente do Conselho Estadual de Educação, um dos desafios das instituições representantes da educação profissional no Estado é a regulamentação dos cursos profissionais oferecidos pelas empresas, que devem ser criados de acordo com as normas previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. "Esta é uma tentativa de orientar os representantes de educação profissional quanto à sua regulamentação e credenciamento perante o Conselho Estadual de Educação", explica Íris Célia Cabanellas Zanini.

O desenvolvimento do Estado do Acre, nos últimos onze anos, tem sido planejado a partir das necessidades da população, diagnosticadas através de consultorias e pesquisas e pelas exigências do mercado de trabalho numa perspectiva sustentável. "A educação profissional tem uma importância fundamental no desenvolvimento do Estado. O Instituto Dom Moacir oferece cursos nas áreas de saúde, educação e serviço, oportunizando aos jovens do interior do Estado a sua inserção no mercado de trabalho", reflete a Secretária de Educação, professora Maria Corrêa.

A Secretaria de Estado de Educação, através da coordenação da Educação de Jovens e Adultos, contempla o currículo escolar com módulos que oferecem subsídios para a inserção do aluno no mercado de trabalho. "No segmento, Formação para o Mundo do Trabalho, os professores auxiliam os estudantes com noções de empreendedorismo, formação de currículo profissional e sua inserção no mercado de trabalho. Além de oferecer cursos profissionais como cooperativismo, que atende moradores da zona rural, secretariado, organização de eventos, informática, meio ambiente, segurança no trabalho, todos em parceria com o SENAI", declara Fabiana Arantes, técnica da SEE.

O evento terá  continuidade nesta quinta, 18,  com a participação do Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, Prof. Francisco Aparecido Cordão, que irá discutir as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica e Tecnológica.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter