Governo do Estado e Ufac participam do Seminário Internacional de Gestão Territorial

Acre apresentou na Colômbia estratégias de gestão do território, como o Zoneamento Ecológico Econômico

eufran_colombia.jpg
eufran_colombia_03.jpg

Evento tem como objetivo identificar e analisar as principais estratégias e ferramentas para gestão territorial, que estão sendo desenvolvidas nas diferentes partes do mundo (Fotos: Sema)

O Governo do Estado do Acre e a Universidade Federal do Acre (Ufac) estão participando do Seminário Internacional de Gestão Territorial, na cidade de Pereira, Colômbia, que ocorre entre 15 e 17 de novembro. O evento tem como objetivo identificar e analisar as principais estratégias e ferramentas para gestão territorial, que estão sendo desenvolvidas nas diferentes partes do mundo. Estes instrumentos de gestão vinculam a conservação ambiental com o bem-estar humano, melhoria e restauração das funções do ecossistema, especialmente aplicáveis à América Latina.

A discussão é promovida pelo Centro de Agronômico Tropical de Pesquisa de Ensino (CATIE) e outras instituições. Participam do seminário pesquisadores e técnicos de 16 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, Republica Dominicana, Espanha, Guatemala, Honduras, Porto Rico, Paraguai, Colômbia, Peru, Canadá, Alemanha e Estados Unidos).

Um dos objetivos do seminário é estruturar uma proposta de criação de um Programa Latinoamericano de Formação de Capacidades em Gestão Territorial, que terá como diferencial de estruturação centros focais de conhecimento e um destes centros de conhecimento será no Estado do Acre. Esta proposta será construída com participação da UFAC e Governo do Estado, tendo reuniões presenciais na Costa Rica e na Espanha no primeiro semestre do ano que vem.

O Secretário de Estado de Meio Ambiente, Eufran Amaral, ministrou a palestra "Estratégia de Gestão Territorial do Estado do Acre, Brasil: Uma Ferramenta de Desenvolvimento Sustentável", que apresenta os instrumentos de gestão territorial que vem sendo desenvolvidos no estado, entre eles o Zoneamento Ecológico e Econômico – ZEE, as Zonas de Especiais de Desenvolvimento – ZEDs e Zonas de Atendimento Prioritário – ZAPs, evidenciando como estes instrumentos vêm sendo transformados em políticas públicas. O secretário deu ênfase à Política de Valorização do Ativo Ambiental Florestal, o Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento, a Política Estadual de Incentivos aos Serviços Ambientais, a Política Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos e o Sistema Estadual de Gestão de Riscos Ambientais.

O professor da Universidade Federal do Acre Willian Flores, ministrou a palestra intitulada "Gestão Territorial Participativa na Amazônia Sulocidental: O Ordenamento Territorial Local e o Etnozoneamento no Estado do Acre, Brasil", apresentando o processo metodológico que vem sendo utilizado pelo Governo do Acre na construção Planos de Gestão Territorial e Ambiental dos Municípios e das Terras Indígenas do Estado do Acre.

"O Sistema de Gestão Territorial que vem sendo implementado no Estado do Acre foi considerado a mais avançada dentre as iniciativas apresentas durante o seminário, uma vez que tem um papel fundamental a liderança e as ações de Estado que conforma suas políticas com enfoque territorial" disse o secretário de Meio Ambiente.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter