Por meio da parceria entre Secretaria de Estado de Educação (SEE) e Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou-se durante os dias 26 e 27 o I Encontro Integrado da Divisão de Saúde do Adolescente, com participação de representantes do Programa Saúde na Escola (PSE) e Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) do Acre.
A ação, que também conta com a participação de representantes do Ministério da Saúde, fortalece a intersetorialidade na execução de atividades que potencializam os recursos disponíveis para a saúde e conscientização dos jovens e adolescentes, discutindo temas como gravidez na adolescência, uso de drogas e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Ariane Farias, gerente do PSE, reforçou a importância de conscientizar os jovens dentro e fora das escolas. “Temos que dar oportunidades para que os alunos reflitam e avaliem certas situações. A informação é a melhor arma para tomar escolhas acertadas e garantir uma vida mais segura e saudável”, disse.
Trabalhar com as escolas também é uma prioridade para Anaceílde de Almeida Farias, que trabalha com o SPE e com o PSE no município de Xapuri. “O que deve continuar é a parceria da saúde com as escolas, pois, unindo estas duas forças, ambos só têm a ganhar. Ao mesmo tempo em que se divulgam informações de utilidade pública, o pensamento estudantil e a conscientização juvenil são estimuladas”, reforçou.
Ao fim do evento, será feita a construção dos planos de ações municipais 2015, com apresentação e avaliação dos mesmos na cerimônia de encerramento do encontro.