Com o tema Atenção Primária, jornada é uma possibilidade de aprendizado e especialização para os médicos acreanos
A Comissão de Residência Médica, Coreme, junto com a Secretaria Estadual de Saúde e a Fundação Hospital Estadual do Acre realiza a VI Jornada Científica de Residência Médica do Estado do Acre, de 10 a 13 de novembro, no auditório da Fundhacre. Esse ano, a Jornada traz como tema "O médico na atenção primária", com palestras e eventos relacionados que reunirão muitos dos médicos do estado, além dos participantes dos programas de residência.
A programação da Jornada esse ano conta com palestras focadas em cada tipo de assistência, indo da criança, ao adulto, mulher e idoso, com abordagens desde doenças infectocontagiosas, ética e cirurgias ambulatoriais. Os médicos residentes na Fundhacre também farão apresentações de tema livre, fomentando ainda mais a discussão na área.
"Existem poucos eventos científicos no Acre, e introduzimos no calendário do estado um evento desses, onde os médicos possam aprender e se especializar sem precisar sair do estado", conta o médico Rinauro Santos Júnior, um dos organizadores do evento e coordenador executivo da Comissão de Residência Médica.
Residência Médica
A residência médica constitui uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, funcionando em Instituições de Saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o "padrão ouro" da especialização médica.
Através da Fundhacre, o estado possui oito programas de residência médica: Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Infectologia, Medicina de Família e Comunidade, Obstetrícia e Ginecologia, Orotopedia e Traumatologia e Pediatria. Para 2011, mais três especialidades foram autorizadas: Cancerologia Clínica, Neonatologia e Radioterapia. Até esse ano, o Coreme já formou 143 médicos.