Organizado e promovido pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sect) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Startup Weekend Rio Branco, foi encerrada às 19h do domingo, 23, após 54 horas de muito trabalho e aprendizado.
O desafio dos participantes era ter uma ideia, criar e validar um modelo de negócio. Os trabalhos foram apresentados para uma banca avaliadora composta por Igor Mascarenhas, da Startup Brasil, Marcelo Minghelli, secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Marcio Britto, do Sebrae Nacional e Alan Leite, diretor-executivo da Startup Farm.
Ao todo foram desenvolvidas quatorze Startups, das quais, três foram premiadas. O terceiro lugar ficou com o Meu Apê, uma plataforma criada para inovar a gestão de condomínios. O segundo lugar foi do Cozinha Fácil, um aplicativo que apresenta receitas com os alimentos que a pessoa tem na geladeira. E o primeiro lugar foi para o Flash Belle um aplicativo que mostra os salões de beleza perto da pessoa, além de agendar horários e de apresentar ranking no serviço. Os premiados ganharam várias mentorias, programa na Germinadora e o primeiro lugar ainda ganhou uma viagem para participar do Campus Party em São Paulo.
A Startup Weekend Rio Branco foi muito elogiada pelos mentores, jurados e participantes. Alan Mascarenhas, da Startup Brasil e jurado, afirmou que ficou muito impressionado com o que viu pois as soluções dos problemas tinham um novo fator, um diferencial, “os acreanos pensaram além do óbvio”. Já Anderson Santos, Consultor, professor e um dos participantes, a Startup Weekend é um ambiente que promove aprendizado e networking, além de ser, “um modelo de empreender diferenciado, onde se estrutura uma ideia com as técnicas do modelo de startup para saber se essa ideia é vendável.”