Lideranças comunitárias e gestores discutiram estratégias de combate à criminalidade na região
Por conta das intervenções urbanísticas realizadas pelo Governo do Estado na região do 2º Distrito de Rio Branco, representantes da Umarb, presidentes de associações de moradores e a cúpula da Segurança Pública acreana se reuniram na última quarta-feira, 20, para debater o sistema de segurança pública que vem sendo implantada na região.
A reunião, realizada no auditório da Secretaria de Segurança Pública – SESP, contou com a presença da Secretária de Segurança Pública Márcia Regina, do Subcomandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Paulo César, Comandante do Policiamento Operacional I, Tenete-Coronel Mário César, o Delegado titular da Delegacia da 2ª Regional, José Aníbal Tinoco, o Diretor Geral do Departamento estadual de Trânsito – DETRAN, Reginaldo Prates, presidente da Umarb, Gilson Albuquerque e presidentes das associações de moradores.
Durante encontro os participantes puderam conhecer melhor os planos de ações que vêm sendo adotados pela SESP e demais órgão de segurança para a região do 2º Distrito, além de expor os problemas de cada localidade e fazer questionamentos que foram prontamente respondidos pelos integrantes da Segurança Pública.
"Este é mais um dos encontros realizados em que ouvimos a população e juntos buscamos soluções para os problemas de segurança. Estamos conseguindo realizar grandes ações no que diz respeito à segurança pública", avalia.
A secretária salientou ainda que com as obras de infraestrutura e melhoria que vêm sendo realizadas pelo Governo do Estado, sobretudo com a construção da 4ª Ponte e Avenida Amadeo Barbosa, as áreas do 2º Distrito terão um reforço maior nas ações das Polícias Militar e Civil. "Diversos bairros do 2º Distrito, sobretudo aqueles no entorno das obras da 4ª Ponte e da Avenida Amadeo Barbosa estão passando por grandes obras e melhorias na infraestrutura, e com isso teremos ações mais efetivas e eficazes da polícias Civil e Militar, e esperamos diminuir ainda mais os índices de criminalidade na região, pois trabalhamos com um único objetivo: o bem estar do cidadão".
A segurança na 4ª Ponte e Avenida Amadeo Barbosa ganhará o reforço de policiamento com bases de apoio e patrulhamento, além do reforço do monitoramento de pelo menos 10 câmeras de vídeo espalhadas ao logo da via e em pontos estratégicos.
Para o Comandante-Geral da PM, estas reuniões são fundamentais, pois reúnem diversos órgãos ligados à segurança do estado e município proporcionando uma maior interação entre eles. "Além disso, é uma oportunidade de ouvirmos as críticas e sugestões, e apresentarmos quais são as soluções possíveis, muitas vezes trazendo experiências que deram certo em outras regiões para serem aplicadas; por isso, saímos daqui um pouco mais enriquecidos de conteúdo e de energia para o enfrentamento dos problemas comuns", afirma o Comandante.
Após ouvir vários depoimentos de reconhecimento dos trabalhos prestados à comunidade, o Major Marcos Kimpara, Comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, disse que o sucesso do trabalho está na dedicação diuturna. "Resido na cidade, juntamente com meus familiares, e procuramos conhecer os problemas da região, podendo assim, aplicar o efetivo de maneira adequada. Nestes anos de carreira militar, por onde passamos, procuramos fazer nossa parte da melhor forma possível", afirmou.
Para o presidente da UMARB, Gilson Albuquerque, a reunião destaca a seriedade e o compromisso com que a Secretaria de Segurança Pública do Acre vem trabalhando. "Temos aqui uma secretária sempre disposta a nos ouvir, que nunca se recusou a conversar com os representantes das comunidades. Agradeço à Márcia Regina pela sensibilidade de nos receber e debater o que é o melhor para a população e para a cidade", destacou Albuquerque.
APROVAÇÃO – Uma das participantes da reunião, e que aprovou o encontro foi Maria Eliane, representante do Bairro Chico Mendes. "Nós tivemos a oportunidade de fazer uma análise do que vem sendo realizado pela Secretaria de Segurança no tocante a melhorar a qualidade de vida de cada cidadão", revela.
Ainda de acordo com ela, através dos dados apresentados durante a reunião, cada representante passou a conhecer um pouco mais o trabalho que vem sendo desempenhado pelo 2º Batalhão da Polícia Militar e Delegacia de Polícia Civil da 2ª Regional.
Outro participante que também aprova as ações de segurança Pública na região é Carlos Nolasco, do Bairro Santa Helena. "Considero o trabalho das polícias Militar e Civil excelente. Moro no bairro há oito anos e estou satisfeito. O governo está de parabéns por melhorar a vida das comunidades".