Setul realiza seminário para debater plano de turismo estadual

A Secretaria de Turismo e Lazer (Setul) realizou na manhã desta sexta-feira, 14, em Cruzeiro do Sul, o Seminário sobre o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Sustentável, envolvendo na atividade representantes do setor público, empresários do setor e organizações relacionadas ao tema turismo.

O Acre tem quatro setores com potencial para turismo (Foto: Flaviano Schneider)
O Acre tem quatro setores com potencial para turismo (Foto: Flaviano Schneider)

Há dois meses a Setul trabalha na elaboração do plano e para isso contratou uma empresa especializada, a Organização e Planejamento em Assentamentos Humanos (OPA). No período foram realizadas visitas em campo nos vales do Acre e do Juruá e elaborados os diagnósticos que foram discutidos durante o seminário, visando sua validação.

Segundo o diretor da OPA e coordenador do plano estratégico, Yuri Lobo, o plano propõe quatro linhas de trabalho: 1 – história, cultura e fé; 2 – integração, negócios e eventos; 3 – floresta, tradições e aventura e 4 – criatividade e inovação nos recursos turísticos. Para Yuri Lobo, o maior destaque é para o item 3 (floresta, tradições e aventura) devido à oferta e ao potencial de atratividade.

A secretária de Turismo, Rachel Moreira, ressaltou a importância de se discutir os potenciais turísticos e os problemas do setor com os atores envolvidos. Para ela, o plano vai indicar como avançar para que o Acre tenha um turismo forte e que a população venha a ganhar os dividendos econômicos e sociais da atividade.

A secretária anunciou para a próxima terça ou quarta-feira(18 e19) a abertura da consulta pública da Lei Estadual de Turismo. “A consulta vai ser disponibilizada no site do governo do Acre. Ela pode ser acessada e todos podem contribuir para que a lei represente de fato o setor do turismo e venha atender aos anseios e demandas do setor”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter