Borrifação é uma das ações de combate à dengue em Cruzeiro do Sul

O aumento no número de casos de dengue em Cruzeiro do Sul em 2014 levou o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), a lançar a campanha “Prevenção Sim, Dengue Não! Operação Guerra contra a Dengue”, no município.

Uma das estratégias consiste no uso de equipamentos de borrifação de inseticida acoplados a veículos (UBV Pesado), que atuam como ação de complementação às ações de controle da dengue, como a rotina de visita domiciliar. Durante os meses de agosto a outubro, 15 aplicações já foram realizadas em cinco semanas. A meta da campanha é realizar mais seis aplicações do produto, no período de 10 a 21 deste mês.

Durante os meses de agosto a outubro, 15 aplicações já foram realizadas (Foto: Gleilson Miranda)
Durante os meses de agosto a outubro, 15 aplicações já foram realizadas (Foto: Gleilson Miranda)

De acordo com a gerente do Departamento de Vigilância Sanitária da Sesacre, Thayna Holanda, o uso dos motores de UBV pesado se baseia na avaliação de diversos parâmetros para que a aplicação seja realizada, como, por exemplo, número de casos por bairro, índice de infestação predial obtido através do Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) e o resultado da avaliação da instalação das armadilhas de oviposição de fêmeas do vetor (Ovitrampas).

“A partir desse momento, são determinados os bairros que serão trabalhados, focando principal e prioritariamente em bairros com alto índice de infestação, número de notificações e positividade de armadilhas instaladas”, explica Thayna.

O trabalho com UBV pesado consiste na aplicação de inseticida de forma espacial, ou seja, o material é lançado com as partículas quebradas, de forma que a “nuvem” criada pelo equipamento atinja o maior numero de imóveis devido a sua baixa densidade, com o veículo se deslocando em velocidade reduzida.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter