André Miguéis formou-se em cinema no Rio, onde vive, e dedicou a vitória ao povo do Acre
O filme Pronta Entrega, do cineasta acreano André Miguéis, ganhou o prêmio de melhor direção no Festival Latino-Americano de Curtas Metragens, realizado de 18 a 25 de setembro em Canoa Quebrada, no Ceará. O curta trata das relações interpessoais na cidade grande, tendo como pano de fundo o casal Marcelo e Bárbara que se encontram no Rio de Janeiro. Para as filmagens em HD, André contou com apoio da agência Câmera na Mão. "Trabalhei com poucos recursos e concorri com filmes de orçamento dez, quinze vezes maiores", disse, desde o Rio de Janeiro, o cineasta de 32 anos.
Pronta Entrega ganhou ainda os prêmios de melhor filme e produção no Festival de Cinema de Marabá (PA) e concorreu nas categorias melhor filme, roteiro, direção e fotografia no Festival Internacional do Rio de Janeiro. "A premiação é também para as pessoas do meu Estado", disse ele, lembrando que o curta está inscrito nos festivais Internacional de Lisboa e Internacional de Copenhague.
Nascido em Rio Branco e formado em cinema pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, André Miguéis vem trabalhando muito em novas produções. Atualmente, dirige outro curta, O Santo de Água, que conta a história de um jogador de bozó.
Realizado pela agência J. A. Lima Produções o festival contou também com oficinas de capacitação profissional e mesas de debates. Antiga vila de pescadores descoberta e popularizada pelo movimento hippie nos anos 60 e 70 e também por turistas, Canoa Quebrada vem há seis anos servindo como o belo cenário de um dos maiores festivais de cinema do Brasil. Nesta sexta edição o Curta Canoa marcou o seu lugar nos eventos do cinema brasileiro e conseguiu mostrar, a partir de uma perspectiva de revelação técnica, linguagem e principalmente originalidade, a força da identidade latino-americana através das telas.