Grupo Iiba é finalista do Prêmio Planeta Casa

Painel produzido com resíduos florestais se classifica na categoria Materiais de Construção

materiais_construcao_iiba_2.jpg

Painel emendado Akã. Feito de resíduos florestais de áreas de manejo na Amazônia, pode ser usado no revestimento de pisos e paredes, além de móveis, portas e acessórios. Da IIBA Produtos Florestais, de Rio Branco, mede 2,20 m x 80 cm, R$ 180 (Foto: Divulgação)

O Grupo Iiba Produtos Florestais Sustentáveis recebeu o devido reconhecimento por seu bom relacionamento com o meio ambiente. Produzindo móveis e peças de maneira sustentável, com resíduos florestais, como o painel "Akã", os empresários e sócios José Osmar Zanatta e George Dobré se classificaram como finalistas do Prêmio Planeta Casa, promovido pela revista Casa Claudia (Editora Abril), que será entregue nesta terça-feira, 5, em São Paulo (SP).

De acordo com Zanatta, a empresa se classificou na categoria Materiais de Construção. "Nosso painel ‘Akã’, feito com resíduos florestais, foi desenvolvido a partir de um projeto executado em conjunto com o Governo do Estado do Acre por meio da Funtac, SENAI/Cetemm e Ufac. Tivemos o apoio financeiro do Sebrae e Finep, fundamental para levar este trabalho a bom termo", agradeceu o empresário.

Antes de se fundir com a Jarina’s Móveis e se tornar um grupo, a Iiba já havia sido contemplada com o prêmio em 2006, na categoria Ação Social, pelo trabalho desenvolvido com um grupo de seringueiros da comunidade Porto Dias. Neste ano, pode sair mais uma vez vitoriosa.

"Esperávamos, sim, por essa classificação. Entramos para competir, mesmo", revela Zanatta. "Acreditamos que o trabalho realizado no Acre, de equilíbrio, preservação e exploração de madeira certificada da Amazônia, já é bastante difundido e consolidado lá fora. O resultado final é este: móveis feitos de reaproveitamento de galhos e resíduos, que antes eram desperdiçados ou usados apenas como lenha", finalizou.

O que é o Prêmio Planeta Casa

Antes da palavra sustentabilidade se transformar na ordem do dia, a revista Casa Claudia teve a iniciativa de promover o Prêmio Planeta Casa, com a finalidade de evidenciar o trabalho de empresas que construíam, reformavam e decoravam com produtos ecológicos, que exigia muita pesquisa de materiais. A primeira edição do concurso aconteceu em 2002, apostando numa tendência mundial que parecia apontar um caminho sem volta: o compromisso com o planeta e as futuras gerações.

Após firmar parceria com outro grande site da Editora Abril, o Planeta Sustentável, no ano passado, o Prêmio Planeta Casa 2010 passou a contar com seis categorias (no início eram apenas três): Ações Efetivas, Produtos de Decoração, Materiais de Construção, Projeto Arquitetônico, Design de Interiores e Empreendimentos Imobiliários.

Hoje o Prêmio consolida uma missão importante: valorizar e divulgar empresas e profissionais das áreas de arquitetura, construção e decoração que estão engajados na tarefa de conciliar conforto e bem-estar no morar com total respeito ao planeta.

FONTE: www.casa.abril.com.br/planeta-casa

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter