Governador entrega delegacia na 5ª Regional com novo padrão de atendimento

Com investimentos de quase R$ 700 mil, unidade tem a marca da eficiência, humanização e qualidade no atendimento ao público

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Nova delegacia segue padrão de atendimento que garante mais eficiência no registro de ocorrências (Fotos: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Binho Marques entregou nesta quarta-feira, 22, a nova Delegacia de Polícia Civil da 5ª Regional, no bairro Adalberto Sena, em Rio Branco. A unidade foi totalmente reformada no âmbito do novo modelo de serviços policiais. Trata-se de um investimento de R$ 685 mil que permite a implantação de mais uma delegacia com ciclo completo de atendimento ao público. Foram revitalizados, modernizados e adequados 391 metros quadrados de área física, sendo que o total é de 585 m². "Este serviço faz parte de um sistema maior, que chamamos Governo Único. Os investimentos trazem eficiência e cada vez mais os policiais têm orgulho de sua profissão", disse o governador.

Como ênfase desse novo padrão, vítima e o agressor não terão contato físico ou visual nas dependências da delegacia. A reforma predial garante também melhor segurança à integridade física dos policiais envolvidos na ocorrência, bem como do agente em conflito com a lei, desde a cela até os cartórios da delegacia, quando são necessários os procedimentos do interrogatório e outros esclarecimentos à autoridade policial plantonista.

Com experiência iniciada em dezembro passado, o sistema reduziu de uma hora para pouco mais de dez minutos o registro de uma ocorrência, o que indica grande eficiência. A delegacia não atua isoladamente, mas integra um sistema em que se envolvem todos os organismos ligados à segurança pública. Sobretudo, a nova concepção envolve o policial civil comunitário. Um auditório com capacidade para trinta pessoas foi construído para receber os encontros com a comunidade. Juntos, delegados, agentes e moradores da regional irão discutir meios de enfrentar os problemas.

Melhoria na segurança pública era um das principais reivindicações da comunidade, que agora passa a contar com meios eficientes de viver com tranquilidade. Na nova delegacia são realizados em média vinte atendimentos diários. A partir dela, e em parceria com a Diretoria Central de Serviços Públicos (OCA), estão sendo desenvolvidos o Guia de Serviços e o Manual de Procedimentos da Polícia Civil. 

Estiveram presentes os secretários Henrique Corinto (Justiça e Direitos Humanos) e Márcia Regina (Segurança Pública), o Comandante Geral da PM, Coronel Romário Célio, gestores públicos e agentes civis.

As novas delegacias são ambientes jardinados, espaçosos, com áreas específicas para cada tipo de atendimento, o que tem chamado a atenção de visitantes. "Temos recebido pessoas de outros Estados e eles ficam encantados com o que vêem", disse o coronel Romário Célio.

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Investimentos de R$ 685 mil permitiu a implantação de mais uma delegacia com ciclo completo de atendimento ao público (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Conquistando qualidade e sentido territorial

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Os investimentos na delegacia possibilitam uma nova concepção de atendimento (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Binho condenou os críticos da segurança pública. O Acre, lembrou ele, é o terceiro Estado na proporção policial/população. Foram incorporados PMs ao policiamento ostensivo com a contratação de cerca de 800 agentes penitenciários, e implantado o banco de horas para assegurar número adequado de policiais nas ruas. "O que faltava era ganhar mais qualidade e o sentido de território. E isso nós conquistamos", afirmou o governador. O Acre é também um dos melhores em resolução de homicídios, ultrapassando os 90% de sucesso nos inquéritos.

Os investimentos na delegacia possibilitam uma nova concepção de atendimento. O acolhimento consiste no registro de boletins de ocorrências, análise criminal, investigação, flagrante e policiamento civil comunitário. Como exemplo, o atendimento em balcão vem sendo terceirizado, o que otimiza a atividade-fim da delegacia, que é a investigação judiciária e a elucidação de ilícitos com garantia  de segurança à comunidade. A OCA vem acompanhando projetos como esse para garantir compatibilização do sistema ao arcabouço legal de atendimento ao público.

Diferencial na atividade da polícia

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"O que estamos entregando aqui é o diferencial do serviço da polícia", afirmou Emylson Farias, Delegado Geral de Polícia Civil (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

"O que estamos entregando aqui é o diferencial do serviço da polícia". A declaração do Delegado Geral de Polícia Civil, Emylson Farias, traduz o novo momento construído pela política de segurança pública do Acre. A Polícia Civil registrou grandes avanços nos últimos anos, entre eles a autonomia da instituição através da criação da Secretaria de Estado da Polícia Civil. Desde 2007, o governo Binho Marques avançou em cursos de capacitação e reciclagem de alto padrão.  A terceirização do atendimento ao usuário reduziu tempo, otimizou recursos financeiros e o trabalho dos chefes das equipes, reduzindo muito as queixas na Corregedoria de Polícia Civil, e há a decisão de Binho Marques em avançar ainda mais na autonomia financeira  das unidades, de modo que pequenos consertos ou serviços não sejam afetados pela burocracia.

Um dos instrumentos mais importantes construídos pelo atual governo foi a implantação do Sistema de Informação e Gestão Operacional (Sigo), software que permite criar e organizar bando de dados, padronizar e agilizar ações e procedimentos de enfrentamento à violência. O Sigo vem sendo utilizado em delegacias e unidades da Polícia Militar, possibilitando acompanhamento em tempo real das ocorrências.

Delegacia Online facilita acesso aos serviços

As unidades policiais podem contar também com a Delegacia Online, que facilita o acesso a pelo menos nove serviços de segurança pública. Por ela, o cidadão pode efetuar registros de extravio de documentos, furtos simples, desaparecimentos e localização de pessoas, além da possibilidade de fazer denúncias anônimas ou identificadas. Faculta ao usuário fazer boletins de ocorrências de qualquer terminal de computador, com internet, pelo endereço www.delegaciaoline.ac.gov.br. Nesse site podem ser reportados casos de violência contra menores, idosos, mulheres, casos de perturbação, consumo ou comércio de droga e crime ambiental.

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