Parceria permitiu a instalação da base com equipe 24h e ambulância totalmente equipada para atendimento móvel de urgência
O Governo do Acre implantou nesta terça-feira, 21, em Bujari, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que contará com uma ambulância de suporte básico com capacidade para atender a ocorrências graves. Além dos equipamentos básicos, a viatura conta com instrumentos avançados como o desfibrilador e o oxímetro de pulso e foi adquirida pelo Governo do Estado com apoio do Ministério da Saúde ao custo de R$ 180 mil. A Prefeitura do Bujari é parceira no projeto e montou a base do Samu anexa ao Centro de Saúde Raimunda Porfírio de Brito Ramos. Uma equipe de três pessoas está pronta 24 horas ao dia para atender a qualquer situação. O Samu de Bujari está ligado à Regulação Médica de Rio Branco.
"A população ganha na redução do tempo de resposta ao atendimento, que era de quarenta minutos porque a ambulância tinha de se deslocar de Rio Branco. É um avanço muito importante", afirmou a coordenadora estadual do Samu, Lúcia Carlos. O Samu é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência que funciona a partir da integração entre uma central telefônica, ambulâncias médicas e setores de emergência dos hospitais. Com o Samu, os telefonemas de urgência feitos gratuitamente pelo número 192 são atendidos pelo médico regulador. Após o diagnóstico, o médico decide pelo atendimento mais adequado, que pode ser desde conselhos de primeiros-socorros até o deslocamento de uma equipe para prestar o primeiro atendimento no local. Ao mesmo tempo, o médico aciona uma unidade de saúde ou hospital para receber o paciente.
A distribuição das ambulâncias em diversos pontos das cidades assegura que os cidadãos tenham melhor atenção no atendimento de emergência pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço é inteiramente gratuito e pode ser utilizado por todos os brasileiros, sem exceção. Hoje, de acordo com Lúcia Carlos, à exceção de Jordão, que será atendido nos próximos dias, todos os municípios contam com o Samu em suas sedes.
"Respeito o governo do Estado, que tem nos ajudado muito com esse e tantos outros investimentos", afirmou o prefeito Edvaldo Teles, o Padeiro, agradecendo à parceria entre Governo e Prefeitura.
O governo Binho Marques avançou substancialmente no atendimento de urgência em todo o Estado do Acre. Há cerca de quatro anos, oito municípios não contavam com o Samu. Atualmente, a imensa maioria das cidades possuem o serviço e o Estado conta a Regulação Médica Aérea proporcionada pelo helicóptero Comandante João Donato.