Professores das zonas rural e urbana recebem formação sobre Propostas Curriculares

Encontro também promove a troca de experiências pedagógicas

formacao_professores.jpg

Cerca de 2.300 professores do Estado receberam formação em 2010 (Foto: Assessoria SEE)

Construindo bases sólidas para alcançar qualidade no ensino, a Secretaria de Estado de Educação realiza até esta sexta-feira, 17, a 3ª Etapa de Formação Continuada de 2010 para professores do 6º ao 9º ano e ensino médio, das zonas urbana e rural do Estado. São 23 turmas participando dessa atividade, orientadas a partir das Propostas Curriculares Nacionais.

"Neste terceiro encontro, estão sendo trabalhadas as propostas curriculares atualizadas desde 2009 pela SEE, que visa construir novas metodologias para o auxílio da prática pedagógica, através da socialização de experiências educacionais dos professores da rede pública de ensino", explica a coordenadora do Programa de Formação Continuada, Nágila Dourado.

O programa de Formação Continuada tem como objetivo a implantação de uma proposta curricular que leve em consideração a aprendizagem dos alunos, a partir de capacidades (competências), buscando construir novas estratégias de ensino que possibilitem uma aprendizagem mais significativa, por meio do planejamento escolar. O foco principal é o desenvolvimento da leitura e da escrita e a resolução de problemas nas diversas áreas do conhecimento, que são as bases das Orientações Curriculares do Estado.

No primeiro módulo da formação foram expostas metodologias para se trabalhar a leitura e escrita; no segundo, atividades avaliativas de leitura e o terceiro estão sendo trabalhados assuntos sobre ensino/aprendizagem a partir das orientações curriculares. "As formações contribuem para o aprendizado de diversas metodologias de prática pedagógica e elaboração de um plano de aula com caráter interdisciplinar", explica a professora da escola rural União e Progresso, Antônia Batista.

As próximas formações acontecerão nos meses de outubro e novembro, contemplando professores da capital e de todos os municípios do Estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter