A Escola Superior Autônoma de Belas Artes Diego Quispe Tito, do Peru, lança a exposição “Ecología y Medio Ambiente”, de 10 a 18 de novembro, na Sala de Arte do Palácio da Justiça, em Rio Branco. As pinturas apresentadas serão de 22 artistas da cidade peruana de Cusco, entre eles, quatro que já fizeram mostras internacionais.
O evento é coordenado por Jorge Rivasplata de La Cruz, que é pintor, escultor, desenhista e presidente da Escola de Arte, Museu e Cultura Rivasplata e radicado na capital. Segundo ele, o projeto visa unir os laços fraternais entre o Brasil, a Bolívia e o Peru e promover um intercâmbio cultural de conhecimentos entre os três países.
“Nós somos bem recebidos quando vamos a Cusco realizar exposições e estudar. Espero que aqui possamos retribuir o acolhimento. Essa interação com outros países nos proporciona fazer intercâmbio entre alunos”, explica.
O artista, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, já formou em sua escola muitos profissionais, que hoje trabalham em todo o mundo. Também é um dos responsáveis por criar a “Associação de Artistas Plásticos do Acre, Bolívia e Peru”, que proporciona trocas culturais entre os alunos desses locais. A exposição dos artistas peruanos terá apoio da Secretaria de Estado de Comunicação.