Curso foi desenvolvido pela Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, unidade do Instituto Dom Moacyr referência para a região norte na formação de profissionais da área
Numa solenidade repleta de emoção, o Governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr, formou a primeira turma de Técnicos em Nutrição e Dietética do estado. Aliás, a turma não era somente a pioneira nessa habilitação; também foi a primeira na formação do Projeto de Integração da Educação Profissional com o Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a primeira em que o público-alvo (educandos) não eram profissionais já atuantes no Sistema Público de Saúde.
As palavras da coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da SEE, Fernanda Alves, durante o evento destacam a qualidade da formação e as oportunidades que poderão surgir a partir de agora: "Tenho a certeza de que esse caminho não termina aqui, uma universidade aguarda esses jovens e também o mercado de trabalho, principalmente agora que são técnicos. A qualificação profissional é muito importante. O Governo, ao presentear toda a população do Acre com o Instituto Dom Moacyr, vai abrindo essas oportunidades".
O curso durou aproximadamente 18 meses e foi desenvolvido pela Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, unidade do Instituto Dom Moacyr que também compõe a rede de Escolas Técnicas do SUS e é referência para a região norte na formação de profissionais da área.
"O Governo do Estado tem investido muito na educação de uma maneira geral e na educação profissional. O Governo Federal também tem investido de maneira especial na Educação de Jovens e Adultos enquanto política pública, enfim, todas as essas esferas de poder têm investido e essa formatura é a materialização desses esforços", afirma a Diretora Presidente em exercício do IDM, Marília Macedo.
A oradora da turma, Rosa Maria Lima, falou emocionada sobre as mudanças que já aconteceram pra ela: "Antes eu pensava em simplesmente terminar o Ensino Médio e parar porque achava minha idade um pouco avançada, mas no fundo eu sempre tive vontade de trabalhar na área de saúde. Quando participei da reunião de apresentação dessa proposta de fazer um curso técnico junto com o ensino médio, e que falaram do Técnico em Nutrição eu pensei: ‘é esse que eu quero!’ Hoje sou técnica, mas quero chegar a ser uma nutricionista e vou estudar pra isso, mesmo com trabalho, filhos e família. O Instituto Dom Moacyr teve um papel muito importante nessa mudança de vida."