Projeto Baquemirim abre inscrições para oficinas gratuitas de música

Grupo REAJA abre inscrições para cursos com diversos instrumentos

flauta_baquemirim.jpgEstão abertas as inscrições para cursos gratuitos de música e luthieria (arte da construção de instrumentos musicais), oferecidos pelo Projeto Baquemirim, do grupo Reaja. O objetivo é revitalizar a cultura de raiz e a identidade regional utilizando a música como ferramenta de geração de renda, educação e preservação da memória. As oficinas abertas para a comunidade abordarão temas como percussão, manutenção, restauração e reforma de instrumentos de cordas.

Nessa edição, o projeto valoriza a formação da Banda das Pastorinhas do 2º distrito, oficina de cordas dedilhadas (violão e cavaco), oficina de luthieria em percussão, oficina de manutenção, restauração e reforma de instrumentos de cordas, e baques na escola. Este projeto é financiado pela UNESCO e Rede Globo/Criança Esperança, e tem parceria com diversas comunidades e instituições locais.

REAJA

A Rede Acreana de Jovens em Ação, REAJA, nasceu a partir dos interesses de jovens para elaborar uma proposta de projeto participativo e sustentável, que pudesse atender às necessidades da juventude desta região.

É uma organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), constituída por pessoas comprometidas com a valorização do ser humano e do meio ambiente, se baseando nos princípios universais dos direitos a vida e a dignidade.

As vagas são limitadas para as oficinas. Os interessados devem procurar a sede do REAJA na Rua Floresta, Bairro Conquista, Fone: 3228-0656, ou mandar um email para: ale1712@gmail.com e reaja.ac@uol.com.br.

OFICINA DE MÚSICA: FLAUTA DOCE, VIOLINO, CAVACO E VIOLÃO

Parceria: Comunidade Vila Irineu Serra e Sede CICLU Alto Santo
Contato: Alexandre
Local: Escola Mestre Irineu Serra
Público: crianças de 07 a 11 e jovens de 12 a 29

Metodologia:
Oficinas de musicalização utilizando suporte teórico aplicado à prática através de repertório da música brasileira. A única canção religiosa utilizada será o hino "Refeição" do Mestre Irineu.

Turmas divididas por faixa etária:
Crianças: 40min de aula

Jovens: 2:30h de aula 

Conteúdo:
Crianças – Teoria e percepção: notas na pauta e teclado; melodia e harmonia; figuras e rítmos; intensidade e dinâmica; leitura e execução de compassos; contagem silenciosa e pausas; através de método específico de Henrique Pinto.

Jovens – Teoria e percepção: notas na pauta e teclado; melodia e harmonia; figuras e rítmos; intensidade e dinâmica; através de método específico de Henrique Pinto.

Instrumentos de cordas: Leitura de cifras; exercícios de coordenação para mão esquerda e direita; escolha de alunos que já possuem experiência; leitura e execução de compassos; contagem silenciosa e pausas; Leitura e execução de estudos, choros e peças simples individuais, em duplas e orquestra.

Repertório: Estudo em dó, valsinha, mazurquinha triste, tanguinho, estudo em mi, rosa, o barquinho, amazonas, obras de Daniel Matos, Saudade do seringal Hélio Melo, choro em mi Antonio Pedro, baques do Acre.

OFICINA DE LUTHERANIA EM PERCUSSÃO

Horários: Sabados, das 8h as 11h, e 14h as 17h
Contato: Grupo NATIVOZ
Local: sede REAJA
Público: jovens de 14 a 29

Metodologia:
Oficina prática que ensina técnicas de utilização das
madeiras e dos critérios de sonoridade através da participação dos processos de preparo de materiais, beneficiamento, montagem, acabamento e afinação de instrumentos de percussão. Serão utilizadas ferramentas e máquinas simples e portáteis e material de consumo próprio.
3h de aula

Conteúdo:
Tambor zabumba (feito de ripas previamente cortadas; o aluno participará do beneficiamento em diante), reco reco de bambu e Maracá.

Vagas: 20
Instrutor: Salomão e Sady

OFICINA DE LUTHERANIA EM MANUTENÇÃO/RESTAURAÇÃO/REFORMA DE INSTRUMENTOS DE CORDAS

Horários: Sábados, das 8h as 11h, e 14h as 17h
Contato: Grupo NATIVOZ 
Local: sede REAJA
Público: jovens de 14 a 29

Metodologia:
Cada participante DE PREFERÊNCIA DEVERÁ comparecer com instrumento que necessite de reforma ou restauro, para aprender os princípios da luthieria em cordas. Caso não tenha o instrumento, será emprestado um instrumento para tal fim. Serão utilizadas ferramentas e máquinas simples e portáteis e material de consumo próprio.
3h de aula

Conteúdo:
Lixamento, colagens em geral, envernizamento, polimento, troca e regulagem de trastes, confecção e regulagem de rastilhos e restauração de escala.
Vagas: 20

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter