UPA da Cidade do Povo fortalece Rede de Urgência e Emergência

A Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA) da Cidade do Povo já começou a atender as primeiras pessoas. Raimundo Nonato, pedreiro, levou o filho Raile, que estava com febre, para ser examinado pela médica de plantão. “É muito bom ter essa UPA aqui, especialmente para as crianças”, disse. A capacidade de atendimento diário da unidade é de até 150 pacientes.

Para a estudante Julianete Oliveira Nunes, mãe de Carlos, 5, e Davi, 2, a proximidade da UPA é um benefício. “Agora é prático. É quase dentro de casa, porque eu moro bem próximo daqui”, explicou. Entre os moradores do novo bairro de Rio Branco, e outros próximos, a cobertura de atendimentos pode chegar a 70 mil pessoas. “Amplia a rede de atendimento de saúde, colocando uma proporção de unidades de pronto atendimento superior à meta do governo federal por habitante”, destacou Leonardo Neder, secretário de Obras do Acre.

Os serviços oferecidos pela UPA da Cidade do Povo são atendimento médico ambulatorial, urgência e emergência, serviço social, atendimento odontológico, laboratório de análises clínicas, radiologia, eletrocardiografia (ECG) e outros procedimentos. “Fazemos aqui internação, pequenas suturas, tratamentos e acompanhamentos, tendo médico até as 23 horas. Daqui a dois meses, as atividades terão 24 horas, trazendo alento e conforto à população”, enfatizou Suely Melo, secretária de Estado de Saúde.

Unidade tem capacidade para atender até 150 pessoas por dia (Fotos: Diego Gurgel/Secom)
Unidade tem capacidade para atender até 150 pessoas por dia (Fotos: Diego Gurgel/Secom)

Para os casos mais complexos, que necessitem de atendimento específico, haverá uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de prontidão para fazer o transporte até outra unidade. “Teremos aqui mais duas unidades básicas, que podem comportar até sete equipes, em mais um trabalho integrado entre governo e prefeitura, trazendo mais benefício à população”, disse Marcilene Alexandrina, secretária de Saúde de Rio Branco. 

Entre obra e equipamentos, os recursos empregados na UPA da Cidade do Povo somam R$ 4,7 milhões.  “A gente fica feliz em inaugurar essa política pública, que beneficia, sobretudo, essa população, que de imediato sai de um local alagadiço e vem para um bairro que tem toda a infraestrutura e serviço de saúde para melhor atendê-la”, reforçou Márcia Regina Pereira, chefe da Casa Civil.

Veja os detalhes técnicos

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter