PROCON apresenta ranking das empresas campeãs de reclamações no Acre

Objetivo é alertar para a importância do cumprimento dos direitos do consumidor

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Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Henrique Corinto, e Diretora do Procon, Francis Mary, apresentaram ranking para imprensa e estudantes (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Quais são as empresas que mais prestam serviços insatisfatórios no estado do Acre? Para responder essa pergunta, o PROCON realizou um ranking das empresas campeãs de reclamações no estado do Acre. O resultado foi apresentado na manhã desta terça-feira à imprensa e aos estudantes do Colégio Barão do Rio Branco (CERB).

Em 2010, a campeã de reclamações foi a Eletroacre/Eletrobras, resultado dos serviços deficientes da empresa na transmissão de energia elétrica. Para a Diretora do Procon do Acre, Francis Mary, é interessante observar a mudança que aconteceu no ranking desse ano. Em 2009, as empresas que ocupavam os três primeiros lugares respectivamente foram: Sony Ericsson, Oi/Brasil Telecom e Eletroacre.

"Verificamos com isso que há necessidade que as empresas que oferecem serviços essenciais se preocupem em reformular suas políticas de atendimento ao consumidor. Também notamos um crescimento do numero de reclamações das financeiras. Ter crédito é bom, mas as pessoas devem ter cuidado", conta Francis Mary, diretora do PROCON.

Só a Eletroacre é responsável por 189 reclamações na instituição que defende os direitos do consumidor. A diretora do órgão, Francis Mary, também contou que 73% dos casos encaminhados ao PROCON no último ano foram resolvidos de forma rápida, chegando fácil a um acordo entre consumidores e empresas. O restante se transformou em processo administrativo.

Cadastro de Reclamações Fundamentadas

O PROCON aproveitou a divulgação do ranking das empresas campeãs de reclamações para lançar o Cadastro de Reclamações Fundamentadas. O programa é uma reunião das demandas que ofendem o direito dos consumidores e que não foram resolvidas de imediato pelos fornecedores. Esse cadastro é que possibilitou elaborar o ranking das empresas mais reclamadas.

"O mais importante é que estamos com a nossa sociedade cada dia mais consciente de seus direitos", afirmou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Henrique Corinto. A SEJUDH é uma das grandes parceiras do PROCON. A instituição recomenda que o consumidor utilize essa ferramenta de consulta antes de adquirir ou utilizar um produto ou serviço, para que tenha seu direito garantido. O Cadastro completo está disponível no site do PROCON (www.procon.ac.gov.br).

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