Bombeiro Mirim: projeto desenvolve atividades de educação e esporte em Cruzeiro do Sul

Projeto atende meninos de 12 a 14 anos com natação, escalada e prevenção de acidentes domésticos

secretria_1.jpg
mirim_4.jpg

Meninos entre 12 e 14 anos praticam esportes e ganham reforço pedagógico no projeto Bombeiro Miram em Cruzeiro do Sul (Fotos: Assessoria Secretaria de Segurança)

Meninos entre 12 e 14 anos escolhidos a partir de diagnóstico realizado em escolas públicas de Cruzeiro do Sul participam do projeto Bombeiro Mirim desenvolvido pelo Governo do Estado através da unidade do Corpo de Bombeiros daquele município. O projeto piloto é uma ação preventiva que tem o objetivo de promover atividades pedagógicas e esportivas a crianças e adolescentes para estimular o aprendizado de boas práticas como a disciplina, noções de cidadania e respeito ao próximo.

Os 40 garotos selecionados têm acompanhamento escolar com verificação dos boletins e reforço pedagógico, se necessário. As atividades diárias de quatro horas em média incluem práticas esportivas como aulas de natação, escalada e orientações sobre prevenção de acidentes domésticos. O curso de oito meses é inédito no Acre e poderá ser estendido para Rio Branco, Brasileia e Epitaciolândia, de acordo com a secretária Márcia Regina. "Esta é uma das boas práticas que estimulamos para que as nossas crianças tenham atividades seguras e uma alternativa ao contra-turno escolar. É um trabalho excelente e o Corpo de Bombeiros é a instituição mais apropriada para desenvolvê-lo", diz a secretária ressaltando que ensinar crianças a nadar em municípios ribeirinhos é importante para difundir uma cultura de prevenção a acidentes.

Ainda este ano, o Governo do Estado por meio da Segurança Pública deverá lançar os Programas Jovem Brigadista e Guarda Vidas, destinados a jovens a partir de 18 anos, com capacitação para o trabalho em áreas de balneários e para compor brigadas de incêndios.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter