O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) segue qualificando seus operadores de Estações de Tratamento de Água (ETA). Nesta sexta-feira, 27, foi concluído o terceiro curso de capacitação.
O treinamento, que durou toda a semana, teve a participação de 22 profissionais de nove municípios. Francisco Laércio da Silva, operador de ETA em Marechal Thaumaturgo, conta que o curso foi produtivo. “Aprendi muitas coisas que não sabia, como identificar o pH correto da água e a floculação também. É bom porque a gente melhora a produção da água”, disse o operador.
A ação, viabilizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), abordou, durante toda a semana, temas como formas de tratamento, dosagem de produtos químicos e legislação do saneamento.
O Depasa pretende qualificar todos os operadores de ETA dos 22 municípios acreanos. “A próxima etapa é qualificar o pessoal de Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Com mais dois cursos nós fechamos todo estado”, afirmou o gerente de Controle da Qualidade da Água, Filogônio Ribeiro.