Encontro faz parte da cooperação técnica estabelecida entre o Brasil, Uruguai e Panamá na área
Nesta segunda-feira, 16, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) promove um encontro com técnicos dos Ministérios da Saúde do Brasil, do Uruguai e do Panamá com o objetivo de trocar experiências na área de Saúde Ambiental. A programação ocorre a partir das 8 horas, no prédio da Sesacre, na sala de reuniões do 4º andar, com apresentações e debates.
O encontro faz parte da cooperação técnica estabelecida entre o Brasil/Uruguai e Brasil/Panamá na área de vigilância em saúde ambiental que prevê diversas atividades de capacitações, estágios e trocas de experiências em diversos temas da área.
A Sesacre está realizando o estágio II, sendo que o estágio I foi realizado de 12 a 16 de abril, em Brasília, e contou com a presença de representantes de três estados: Acre, Paraná e Rio Grande do Sul.
Participam do intercâmbio o Secretário de Saúde, Osvaldo Leal, a gerente do Departamento de Vigilância em Saúde, Marize Lucena, a gerente da Divisão de Vigilância Ambiental, Izanelda Batista, técnicos da Sesacre, dentre outros.
De acordo com o Biólogo do Programa VIGIÁGUA da Divisão Estadual de Vigilância Ambiental, Diego Viana, o intercâmbio tem como perspectiva a troca de experiências em ações consolidadas entre os países para melhorar os serviços de prevenção e promoção de vigilância em saúde.
"Os especialistas estrangeiros compartilham do encontro em busca de ações de vigilância em saúde realizadas pelos brasileiros para servir como modelo nos seus países", enfatiza Diego.
A programação continua até sexta-feira, 20, com visitas de campo nos municípios de Rio Branco, Senador Guiomard e Capixaba.