Bandas e fanfarras agitam final de semana na busca pelo titulo estadual

Campeonato vai homenagear personalidades que resgataram o movimento

bandas_fanfarras_foto_sergio_vale_01.jpg
bandas_fanfarras_foto_sergio_vale_28.jpg

Bandas e fanfarras de escolas públicas do Estado disputam neste fim de semana o título de campeãs (Fotos: Sérgio Vale/Secom)

 

O estacionamento da Arena da Floresta será o palco para o 10º  Campeonato de Bandas e Fanfarras do Acre. As apresentações vão acontecer nos 7 e 8, sempre às 17 horas. A fase estadual e composta por representantes de escolas de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e das corporações  campeãs e vice-campeãs das regionais I e II, que correspondem respectivamente aos municípios de Porto Acre e Brasiléia.

As 26 corporações musicais disputarão as seguintes categorias técnicas: Banda de Música de Marcha; Banda Marcial; Banda de Percussão Marcial; Fanfarra com 1 Válvula nas categorias etárias Infantil, Infanto-Juvenil, Juvenil e Sênior.No total, o campeonato reunirá mais de quatro mil músicos das categorias infanto-juvenil, juvenil e sênior e distribuirá 30 mil reais em dinheiro para as campeãs.

Na etapa estadual, a avaliação das apresentações é feita por profissionais que atuam na área musical. Nesta edição, haverá jurados do Rio de Janeiro, São Paulo e do Acre. A pontuação dada pelos jurados vai de 0(zero) a dez pontos e leva em consideração aspectos como:afinação, ritmo,técnica instrumental, expressão, regência repertório, dinâmica e equilíbrio instrumental.

A arte desenvolvida pelas corporações musicais escolares vem ao longo dos anos contribuindo para a geração e reestruturação de valores e atitudes indispensáveis para a formação da cidadania, o que vem ao encontro dos preceitos objetivados pela Secretaria de Estado de Educação e do Governo do Estado de um modo geral. "O crescimento do movimento se manteve nestes 10 anos e contribuiu para tirar muitos jovens do mundo das drogas e violência. Hoje temos estudantes que são regentes, coreógrafos e até maestros", declara a coordenadora do evento Janete Zaire.

Hoje o campeonato integra oficialmente o calendário de eventos do Estado, tendo a frente da organização a Associação de Bandas e Fanfarras do Acre-ABANFACRE com o apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Educação.O movimento tem como meta  fomentar o desenvolvimento e o intercâmbio da arte musical nas escolas e, ao mesmo tempo oferecer uma futura profissão aos educandos.

Este ano a organização do evento fará uma homenagem especial a todas as pessoas que incentivaram e contribuíram para o resgate do movimento musical nestes dez anos de campeonato. O evento terá a presença do maestro e presidente da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras, Ronaldo Faleiros.     

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter