Binho visita nova sede da Controladoria-Geral do Estado

Prédio que abriga também o IBGE proporciona maior eficiência e melhores condições de trabalho

gov_cge_foto_gleilson_miranda_09.jpg

Novas instalações da Controladoria-Geral do Estado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Binho Marques visitou nesta terça-feira, 3, as novas instalações da Controladoria-Geral do Estado, no Palácio Valério Caldas de Magalhães, localizado no Centro de Rio Branco. O prédio, construído no fim da década de 1960 pelo então governador Jorge Kalume,  foi a primeira sede oficial da Assembleia Legislativa do Acre e serviu por vários anos como sede do Tribunal Regional Eleitoral e ainda abriga o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que ocupa o andar térreo e o subsolo em regime de condomínio entre os governos federal e estadual. Acompanharam o governador a controladora-geral Flora Valadares e os secretários Mâncio Cordeiro, da Gestão Administrativa, e Eduardo Viera, de Infraestrutura e Obras Públicas.

Com recursos do Tesouro Estadual, o Governo do Acre investiu R$ 742.002,73 na obra, que promoveu intervenção e sistemática melhoria em 478,70 metros quadrados do edifício. Os primeiro e segundo andares passaram a contar com espaços como recepção, salão central, protocolo, sala de informática,  almoxarifado,  arquivo,  gabinete da controladora-geral, sala de reunião, copa e WCs. “É o único prédio em condomínio Governo do Estado/Governo Federal do Acre. Discutimos o projeto com o IBGE para haver compatibilização com a reforma que o IBGE também está fazendo”, informou o secretário Eduardo Vieira.

A Controladoria Geral do Estado tem a competência de planejar, coordenar e executar as funções de controle e correção administrativa nos órgãos e nas entidades da administração pública do Poder Executivo. Em 2010, começou a atender as empresas da administração indireta.  Cabe também à Controladoria zelar para que a gestão orçamentária, financeira, contábil e patrimonial da receita e da despesa pública ocorra segundo os princípios da administração pública, acompanhando a gestão contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado e das entidades da administração indireta. “O governador falou que aqui é aprendizado e é dessa forma que estamos trabalhando”, disse Flora Valadares.

gov_cge_foto_gleilson_miranda_10.jpg

Governador Binho Marques conversa com servidores da Controladoria Geral do Estado. (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A CGE se inclui também no âmbito da modernização dos serviços públicos através do Governo Único, programa pelo qual todos os órgãos do Estado estarão interligados. “Tudo o que fizemos tem o foco de melhorar o atendimento ao cidadão”, disse Mâncio Cordeiro, coordenador da política de modernização da máquina pública acreana.  No contexto, a gestão pública tem passado por acentuadas reformas nos aspectos políticos e organizacionais na busca pela transparência de suas ações e para atingir níveis de excelência no atendimento das demandas da sociedade. Neste sentido, o Governo do Acre mantém o projeto Governo Único, para planejar e executar ações na modernização da gestão e prestar bons serviços ao cidadão.  Estão sendo utilizadas modernas tecnologias da informação e comunicação que permitam a construção de infovias para ampliar o acesso do cidadão às informações, que integrem os órgãos de governo, que facilite a comunicação entre Governo e Cidadão e que tornem os processos mais ágeis e transparentes. Assim, para que se possa prestar bons serviços seja via meios eletrônicos, seja via presencial está sendo implantado um processo de gestão moderna elaborado sobre uma política de desenvolvimento, onde todos os gestores executam suas ações conscientes da sua contribuição para o Governo como um todo.

Espera-se que a implantação de ferramentas tecnológicas modernas, a integração dos sistemas de informação e os novos conceitos de gestão sirvam para que o cidadão perceba o Governo como um sistema único, sensível as necessidades da sociedade e na constante busca pela sua qualidade de vida.

A CGE trabalha com média mensal de 3.000 processos ao mês. A maioria se refere à  prestação de contas. Os processos são divididos por áreas temáticas como infraestrutura, esporte e lazer, saúde, educação e muito mais. Em reunião com os 59 servidores, o governador Binho Marques agradeceu ao esforço de todos e da controladora geral. “A Controladoria é uma novidade no Acre e vem para organizar e dizer como se faz ou não”, disse, completando que “aqui temos plantado a semente de uma gestão moderna e eficaz”.

O zelo com a modernização do Estado

A Secretaria da Fazenda está ampliando suas instalações, construindo um prédio anexo à sede na rua Benjamim Constant e, logo após a visita à CGE,  o governador Binho Marques inspecionou as obras no edifico que irá abrigar, entre outros departamentos, o gabinete do secretário.

gov_sec_fazenda_foto_gleilson_miranda_07.jpggov_sec_fazenda_foto_gleilson_miranda_13.jpg

A Sefaz mantém no subsolo o espaço conhecido como sala do cofre, onde está o hardware que armazena, entre outras informações, os dados econômico-fiscais do Estado e os servidores dos sistemas SIAT e Safira, de gerenciamento fazendário, agora integrados com o programa Floresta Digital. Há dois grandes servidores na sala cofre – um de 26 terabytes e outro de 15 Trb de potência – mas existem outros dois na sede da Diretoria Central de Serviços Públicos (OCA) e na SGA, de conteúdo em redundância.  “É um dos poucos Estados com esse nível de segurança”, disse o secretário de Gestão Administrativa, Mâncio Cordeiro. O ambiente é de segurança máxima com acesso extremamente restrito e está preparado para resistir à terremotos, enchentes, incêndios e demais catástrofes. Os sistemas de segurança utilizam tecnologia alemã implantada pelo grupo AcecoTI. Os servidores têm a tecnologia Dell e HP.

Apenas na ampliação da sala cofre, o governo Binho Marques investiu R$ 8 milhões. O espaço foi aumentado de 15m2 para 28m2 e passou a abrigar mais servidores e hardwares. O piso é do tipo elevado para manter o sistema de cabos. 
 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter