Exercitando a autoavaliação, escolas de Rio Branco são finalistas do Prêmio Gestão 2010

Escola Raimunda Balbino apresenta índice de aprovação de 99,3%

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Escola Raimunda Balbino promove contação de histórias uma vez por semana (Foto Mardilson Gomes)

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Na Raimunda Balbino, jogos estimulam o raciocínio lógico.(Foto- Mardilson Gomes)

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Ecoteca espaço temático que trabalha a questão ambiental (Foto Eunice Caetano)

Ler é a arte de viajar no pensamento do autor a partir de suas diversas visões de mundo. Compartilhando essa ideia, a Escola de Ensino Fundamental Raimunda Balbino, uma das finalistas do Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar, desenvolve projetos de leitura que têm contribuído de forma positiva nas avaliações educacionais. No Ideb a instituição obteve 5,2.

Com o Projeto Leitura Livre, os alunos podem escolher os livros disponíveis na biblioteca da escola, como estratégia de tornar o ato de ler algo prazeroso e não como obrigação. Toda semana os professores disponibilizam uma hora para a realização desse exercício, na qual os alunos “viajam” nessa aventura por meio da imaginação, além de contações de histórias que são feitas uma vez na semana.

A gestora da escola, Alice da Conceição, diz que participar do Prêmio Gestão Escolar é uma das melhores formas de autoavaliação do trabalho da equipe. “O ano de 2009 foi um ano de conquistas significativas: conseguimos erradicar a evasão escolar, atingimos a nota de 5,2 no Ideb e 99,3% de aprovação. Por isso, o prêmio é uma oportunidade de valorizar o esforço, o trabalho e o envolvimento participativo de toda a comunidade escolar”, declara a diretora.

A escola foi construída para atender filhos de trabalhadores dos bairros João Eduardo, Bahia e Palheiral, que estão na faixa etária entre seis e treze anos, ela atende 610 alunos. A instituição busca manter a comunidade presente nas atividades culturais e festivas da escola, nas audiências públicas realizadas semestralmente e nas reuniões de pais e mestres.

Os alunos auxiliam a equipe administrativa da escola através do Projeto Cuidando da Escola, em que eles passam a ter uma maior atenção para o bem-estar e preservação do espaço escolar, indo a todas as salas conversando seus colegas. “Nós somos os fiscais da escola porque ela precisa ser cuidada, não podemos riscar cadeiras, jogar lixo no pátio e nem ficar conversando na hora da aula”, diz a estudante Luana Gadelha, nove anos.

Madre Hildebranda da Prá participa pela primeira vez do prêmio gestão e já  é finalista

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Alunos da Madre Hildebranda da Prá em atividade do projeto passaporte para leitura (Foto Eunice Caetano)

Como fazer da escola um espaço atrativo e prazeroso? Esse é um dos maiores desafios das unidades de ensino finalistas do Prêmio Gestão Escolar 2010, inclusive da Escola Madre Hildebranda da Prá, que realiza o “Recreio Dirigido”, uma ação orientada pelos professores e equipe técnica da instituição.

O “Recreio Dirigido” consiste em acompanhar as crianças nesse período com o intuito de tornar o esse período algo prazeroso e produtivo. “As crianças jogam damas, dominó, jogos de botão, pulam corda e sentam no cantinho da leitura no horário do intervalo e recebem auxílio da equipe escolar. Utilizar o recreio como estratégia de ensino nos faz perceber o desenvolvimento cognitivo de nossas crianças, além de nos possibilitar um contato mais intenso com os alunos”, comenta a coordenadora pedagógica, Daniele Leão.

A escola atende 780 alunos do bairro Cidade Nova, com sala de multimeios, laboratório de informática e uma área diferente chamada de Ecoteca, um espaço temático, onde é realizado trabalhos de educação ambiental, como palestras e filmes, em parceria com a Semeia (Secretaria Municipal de Meio Ambiente).

O gestor, Ricardo Gelete, considera que as atividades realizadas no contraturno, através do Programa Mais Educação, deram subsídios para atingir resultados significativos em 2009. “Participar do prêmio é sinônimo de superação para esta unidade de ensino. Estamos vivenciando a integração do crescimento quantitativo e qualitativo no processo de ensino aprendizagem, o nosso ideb saiu de 3,6 para 4,8, este resultado era projeção dada pelo MEC a ser alcançada em 2013”, declara o diretor.

Esta unidade de ensino realiza também ações de incentivo a leitura com o projeto Passaporte para Leitura, em que a cada bimestre o professor trabalha um gênero textual diferente, em que os alunos realizam leitura e produção de textos no cantinho da leitura e na sala de aula. 

Conheça um pouco o Prêmio Gestão Escolar

A etapa Estadual do Prêmio de Referência em Gestão Escolar é um estímulo à melhoria do desempenho da escola e ao sucesso da aprendizagem dos alunos, pela identificação e reconhecimento, como referência nacional, de estabelecimentos que estejam desenvolvendo práticas eficazes de gestão.

O Estado do Acre, através da Secretaria de Estado de Educação, contempla as escolas vencedoras com uma quantia de 22.500 reais, divididos da seguinte forma:

1º  Lugar:
R$ 10.000 e uma viagem de intercâmbio nos Estados Unidos para o gestor

2º  Lugar: R$ 7.500

3º  Lugar:
R$ 5.000

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