Festival Mix Brasil chega pela primeira vez ao Acre

Festival de cinema e vídeo da diversidade sexual traz 3 dias de filmes, debates e festas para Rio Branco

festival-mix-brasil.jpg

O Festival Mix Brasil de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual é a maior mostra de filmes LGBT da América Latina. E pela primeira vez ele chega a Rio Branco, nos dias 27, 28 e 29 de agosto, no Theatro Hélio Melo e na Filmoteca Acreana, trazendo os filmes de sua 17ª edição. Junto ao festival, acontece uma grande festa de abertura, debate com o realizador do Festival, o jornalista André Fischer, além de um bazar.

Realizado todo ano na cidade de São Paulo, o Festival Mix Brasil passa por várias cidades do Brasil, com uma grande mostra de filmes nacionais e internacionais que abordam acima de tudo o respeito e a igualdade entre todos. O festival apresenta anualmente mais de 200 filmes de vários países, com formatos e gêneros variados, mas sempre com temas relacionados à diversidade sexual. Em Rio Branco, serão 3 longas metragens e 11 curtas metragens.

Desde a sua primeira edição, o Festival também é responsável por promover o cinema brasileiro, apresentando curtas-metragens em mais de 30 festivais de cinema em todo o mundo. Para se ter uma ideia do tamanho do Festival Mix Brasil, em 2009, cerca de 25 mil pessoas participaram das sessões de cinema e festas promovidas durante o evento em São Paulo.

"Faz muito tempo que tentamos trazer o festival, e não queremos que seja um evento exclusivo para o público LGBT. Todos estão convidados para participar, a população em geral e apreciadores do cinema de várias partes do mundo, além de estudantes", conta Andryo Amaral, um dos organizadores do evento no Acre.

Bate papo com André Fischer

andrejr11.jpg

André Fischer é jornalista, escritor, DJ e criador do portal MixBrasi (Foto: Divulgação)

André Fischer é jornalista, escritor e DJ. É o criador do portal MixBrasil, o maior site de informações e cultura popular englobando os diversos setores que formam a comunidade LGBT do Brasil. O portal Mix Brasil segue o padrão do mercado, atendendo a uma gama de interesses, dentre outros, notícias nacionais e internacionais, política, ativismo, relacionamentos, família, religião, esportes, saúde e entretenimento. André é também editor-chefe da revista Júnior, a mais importante atualmente do segmento no Brasil com 3 anos de existência e conhecida do público. 

Ele é o idealizador e co-diretor do Festival Mix Brasil de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual, que chega a sua 18º edição em 2010 e que se tornou o maior festival de diversidade sexual da América Latina, reconhecido como um importante projeto de cinema alternativo do Brasil.

André escreveu seis livros, entre eles, "Dicas de Sexo Para Mulheres Por Um Homem Gay", "Sozinho na Cozinha", "Almanaque de Banheiro", entre outros. O bate papo com o jornalista acontece no dia 27 de agosto, às 19 horas, no Theatro Hélio Meloa, abrindo o Festival. Haverá livros do autor à venda e sessão de autógrafos.

Celebrando a igualdade

Seguindo a tradição, o Festival Mix Brasil possui festas durante sua realização, mesmo sem um formato específico. Para o Acre, está programada a festa "A Igualdade é Branca", baseada em um dos nomes da Trilogia das Cores do cineasta polonês Krzysztof Kieslowski (A Igualdade é Branca, A Fraternidade é Vermelha e A Liberdade é Azul).

Para a festa acreana foi escolhido o slogan da revolução francesa: liberdade, igualdade e fraternidade. "Será uma festa com decoração e trajes brancos porque o branco é a união de todas as cores, ou seja, subjetivamente remete à bandeira colorida LGBT", conta Surama Chaul, uma das organizadoras do Festival no Acre.

O Festival Mix Brasil de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual é uma realização independente dos jornalistas Surama Chaul, Andryo Amaral, Moisés Alencastro e do cineasta Sérgio de Carvalho. Patrocínio de Unimed, Star Motors, Fiat Comauto, Pepsi/AC, Biau Som, Rizzo’s Turismo, Clara’s Tur, Livraria Nobel e Pop Show Eventos. São apoiadores o Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Fundação Elias Mansour e a Coordenação de DST e Aids, além das empresas Copiart, VT Publicidade, Afa Bistrô e Ibiza Turismo. Apoio Institucional da Associação de Homossexuais do Acre, Ahac.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter