Neste ano de 2014 já são 27 famílias de assentados no Projeto de Assentamento Pirã de Rã, localizado no município de Senador Guiomard, a receberem destoca, aração e gradagem por meio do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas.
O produtor Carlos Lacerda é um dos beneficiados com a mecanização e disse estar satisfeito com a realização do trabalho. “Agora vou poder plantar. Minha ideia é trabalhar com horticultura”, garantiu.
O Pastor Silvano, líder comunitário, afirmou que a mecanização é a realização de um sonho e a confirmação de um compromisso assumido pelo governador Tião Viana que, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), tem dado oportunidade das famílias obterem seu alimento e ainda poderem vender.
“Esse é um trabalho que foi pactuado com a comunidade durante uma reunião aqui no assentamento. O sucesso só acontece com a efetivação da parceria governo e produtor”, concluiu o titular da Seaprof, Mamed Dankar. A realização dos serviços é acompanhada pelos técnicos da Seaprof do município de Senado Guiomard.
Uma das prioridades do governo do Acre é a mecanização agrícola com base no desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. Até 2014 mais de 10 mil famílias que necessitem de mecanização para recuperação de áreas alteradas serão beneficiadas.