O governador Tião Viana recebeu na manhã desta sexta-feira, 6, na Casa Civil, uma comitiva formada pelas principais lideranças indígenas das cidades de Jordão, Santa Rosa do Purus e Tarauacá. Os líderes fizeram uma série de reivindicações ao governador, que prometeu mobilizar sua equipe de governo para a resolução dos problemas apontados, além de reafirmar a necessidade de incentivar a produção na área de agricultura e criação de pequenos animais.
Entre as lideranças indígenas, encontrava-se o pajé José Auricélio Kaxinawa, do Jordão, um dos municípios isolados do Acre, aonde só é possível chegar de barco ou de avião. O pajé resumiu que as necessidades mais urgentes de todas as aldeias envolvem melhorias no saneamento básico, a política interna, a saúde e o ensino médio nas aldeias. “A saúde melhorou muito. Temos muito a agradecer pelas melhorias no atendimento, mas temos alguns pontos ainda para melhorar”, explicou Auricélio.
O governador ouviu atentamente cada liderança e convocou representantes do Departamento de Pavimentação, Água e Esgoto (Depasa), Secretaria de Educação (SEE) e Fundação Nacional do Índio (Funai). Ele quer a resolução dos fatos mais emergências em 40 dias, quando uma nova reunião será marcada, ou ele mesmo passará pelas aldeias.
Ainda foi lembrado que o governo se prepara para contratar 400 técnicos agrícolas, e muitos serão mandados para trabalhar nas comunidades, com o objetivo de expandir a produção rural. Os líderes do povo Huni Kuin também aproveitaram para lembrar que o festival da etnia será em novembro deste ano e convidaram o governador para participar das atividades.