Objetivo é fazer com que participantes contribuam para fortalecimento e a defesa do SUS como patrimônio social do povo brasileiro
Representantes de 19 municípios do Acre participam do curso de formação para secretários executivos dos Conselhos de Saúde, em período integral, de 26 a 30 deste mês, na escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha.
A finalidade é de que todos os participantes ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS) circulem numa mesma direção, ou seja, contribuam para o fortalecimento e a defesa do SUS como patrimônio social do povo brasileiro.
O curso, com carga horária de 40 horas presenciais, está sendo ministrado por educadores da escola técnica, professores universitários e auditores do Ministério da Saúde.
De acordo com o mediador Adônidas Junior, "a expectativa do conselho de saúde é uma formação permanente dos componentes para que ao longo do processo possa haver trocas de experiências entre os municípios participantes".
No decorrer do encontro serão apresentados vídeos e slides, bem como abordagem de temas sobre a história das Políticas de Saúde no Brasil, o que é o SUS, modelos de atenção e políticas do SUS, papel da Secretaria Executiva na Administração Pública e outros.
"O curso vem fortalecer a gestão do SUS no Estado, a partir do momento em que a Secretaria de Saúde articula com os 22 municípios e ousa fazer uma formação que até então não era realizada por nenhuma outra gestão", relata a secretária executiva do Conselho Estadual de Saúde, Zilmar Cândido.