Coronel Júlio César assume o Comando de Policiamento Operacional 2 em Cruzeiro do Sul

Ex-comandante tenente coronel Aires vai comandar o CPO 3, com abrangência no Alto Acre

troca_comando_01.jpg
troca_comando_03.jpg

Troca de comando de Policiamento Operacional em Cruzeiro do Sul (Fotos: Onofre Brito/Secom)

Em solenidade na manhã desta quinta-feira, 22, no quartel da PM em Cruzeiro do Sul, foi realizada a passagem de comando do Comando de Policiamento Operacional (CPO) 2 que tem atuação em três regionais, totalizando 11 municípios: Regional Purus (Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus ), Regional Tarauacá/Envira (Feijó, Tarauacá, Jordão) e Regional Juruá (Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo). Sai o tenente coronel Aires, que comandou o CPO 2 durante um ano e meio e vai comandar o CPO 3 com abrangência no Alto Acre, e entra o Coronel Júlio Cesar.

O ato foi bastante prestigiado por autoridades militares e municipais com representantes do 61º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), Polícia Federal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Destacamento de Controle do Espaço Aéreo, Câmara Municipal, Prefeitura Municipal, Diocese, parentes de militares. A formatura envolveu dois pelotões: um do BPM e outro do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) e ainda foi abrilhantada pela banda marcial do 61º BIS que executou o Hino Nacional, no que foi acompanhada pelo canto vibrante dos presentes. O coronel Amarildo representou no ato o Comando- Geral da PM e o tenente coronel Ulisses representou o comando do BOPE. Para o coronel Amarildo, o coronel Júlio César e o tenente coronel Aires "são dois policiais de grande expressão na corporação".

Durante o ato solene também receberam certificados de conclusão do curso de ‘Padronização de Técnicas Operacionais’ os sargentos Antônio Ferreira da Conceição e Leuson do Nascimento Lima.

troca_comando_0.jpg

Investimentos em veículos e equipamentos por parte do Governo do Estado fortaleceu policiamento escolar (Foto: Onofre Brito/Secom)

Boas parcerias

O comandante do 61º BIS, coronel Rommel elogiou a condução do CPO 2 pelo tenente coronel Aires, se disse grato pelas parcerias e colocou à disposição do novo comandante o apoio do batalhão do Expercito sediado em Cruzeiro do Sul. Outro que elogiou as parcerias foi o delegado da Polícia Federal em Cruzeiro do Sul, José Roberto Péres. Ele agradeceu o apoio de Aires e desejou boa sorte ao coronel Júio César. "Polícias têm que trabalhar juntas e, aqui, trabalhamos em harmonia", disse Péres.

O tenente coronel Aires fez um breve relato sobre a oportunidade da criação dos três CPOs que dividiu o estado em três regiões o que, segundo ele, facilitou a vida do Comando Geral da PM, pela descentralização. Segundo o tenente coronel, no período em que esteve a frente do CPO, o governo investiu muito na região reformando o quartel, colocando viaturas nas ruas e equipando os policiais, de modo que o número de homicídios diminuiu mais de 50%.

Para Aires, quando iniciou o comando, a tropa disciplinada com objetivo focado na segurança da população contribuiu decisivamente para maior eficácia nas operações policiais ressaltando ainda a integração com as polícias como outro fator importante. "O coronel Júlio César vai fazer excelente comando", disse.

Já o novo comandante tenente coronel Aires enalteceu o comando pioneiro do tenente coronel Aires, pois, segundo explicou, o esforço foi grande no começo quando teve que ‘criar’ o CPO2 e chamou para si a responsabilidade de manter as conquistas e ainda melhorar. Ele lembrou que em breve a BR-364 estará totalmente asfaltada: "Virá o desenvolvimento, mas o crime também tentará avançar". Ele agradeceu ao governador Binho pelos investimentos na PM, destacou a união dos órgãos de segurança para melhor combater o crime, sem burocracia. "O crime não tem burocracia", disse.

troca_comando_07.jpgBiografia – O coronel Júlio César dos Santos é natural de Rio Branco, filho de Demóstenes Coelho de Moura e de Cleonice Maria do Santos. É casado com Renata Santos e é pai de dois filhos. Em 16 de fevereiro de 1989 aconteceu sua incorporação na Polícia Militar como ‘aluno oficial’ dedicando, portanto, 21 anos de serviço.

Frequentou, entre outros, o curso de formação de oficiais na Academia de Polícia Militar da Bahia e o curso de aperfeiçoamento de oficiais na Polícia Militar do Ceará. Exerceu as funções de Comandante do pelotão de Feijó, de 1993 a 1995; Oficial subalterno, fundador do COE, hoje BOPE, no ano de 1996; Comandante da Cia Penitenciária nos anos de 2004 a 2005; Comandante do 1º BPM, hoje 4º BPM, de 2006 a 2009 e Comandante do Batalhão de Operações Especiais nos anos de 2009 e 2010.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter