Governo e empresários vão debater implatantação da ZPE

Seminário irá debater características da ZPE, principais vantagens e objetivos, além de incluir treinamento junto aos empresários acreanos

banner_web_.jpgO Governo do Estado realiza no próximo dia 30 o Seminário Desafios para a implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE). O encontro será no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), a partir das 8h30, e irá reunir empresários locais interessados em debater o processo de implantação da ZPE no Acre, os principais conceitos, desafios e vantagens em integrar o Distrito Industrial.

As Zonas de Processamento de Exportação são distritos industriais incentivados, onde as empresas nelas localizadas operam com redução/suspensão de impostos e contribuições federais e liberdade cambial (podem manter no exterior 100% das divisas obtidas nas exportações), com a condição de destinarem pelo menos 80% de sua produção de bens e serviços ao mercado externo.

No Acre, o processo de implantação da ZPE está sendo desenvolvido através de parcerias entre o Governo do Estado, empresários, parlamentares e com o apoio da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (ABRAZPE). O projeto foi apresentado ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e após a tramitação legal foi aprovado pelo Conselho das Zonas de Processamento de Exportação e direcionado ao presidente Lula, que assinou o decreto no último dia 1 de junho.

O Seminário faz parte de um conjunto de atividades que serão realizadas até o final deste ano. A agenda de trabalho é coordenada pelo Governo do Estado, Fieac e Sebrae. De acordo com o Secretário Estadual de Planejamento, Gilberto Siqueira, durante o encontro serão detalhadas as características da ZPE, as principais vantagens, os objetivos da implantação, e depois será iniciado um treinamento junto aos empresários. “Estamos em fase de implantação da ZPE no Acre. Este encontro acontece com o objetivo de sensibilizar os empresários locais em relação às perspectivas deles fazerem parte deste novo momento da economia acreana. Vamos apresentar as principais vantagens e desvantagens das Zonas de Processamentos de Exportação”, afirmou Siqueira.

Um dos assuntos a serem discutidos durante o seminário será o detalhamento das ZPE’s no Brasil, as principais vantagens, desvantagens, objetivos e conceitos. Dentre os objetivos apontados estão a atração de novos investimentos estrangeiros voltados para as exportações, redução dos desequilíbrios regionais, além de criar novos empregos e aumentar o valor agregado das exportações e fortalecer o balanço de pagamentos.

Acesse aqui a Cartilha da ZPE e a ficha de inscrição para participação no Seminário

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter